Moovit é escolhido aplicativo oficial do transporte coletivo de Maceió em parceria com Cittati e Prodata

Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Graças às duas empresas de tecnologia, app pode apresentar informações sobre os ônibus da capital em tempo real

ALEXANDRE PELEGI

O Moovit, aplicativo de mobilidade usado por quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, foi escolhido por Maceió para ser o aplicativo oficial da cidade.

A chegada do app à cidade é resultado de parceria entre a Prefeitura da capital alagoana, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Sinturb).

A partir de agora, os usuários do transporte terão acesso a informações sempre atualizadas sobre as duas linhas do VLT e as 127 linhas de ônibus e seus 2298 pontos em Maceió.

Com base no maior banco de dados sobre transporte público do mundo, um dos diferenciais do Moovit é mostrar em tempo real quanto falta para que os ônibus cheguem aos pontos, simplificando o planejamento dos usuários.

Para as empresas de transporte coletivo que operam na cidade também haverá vantagens operacionais. Elas poderão enviar alertas e mensagens direto na tela do celular para os passageiros no caso de alguma alteração no serviço ou comunicação relevante.

As informações sobre ônibus em tempo real em Maceió podem ser apresentadas graças à parceria do Moovit com as empresas de tecnologia Cittati e Prodata Mobility.

Já os dados disponíveis no Moovit sobre Maceió contam com a colaboração dos Mooviters, comunidade global que mapeia, organiza e edita informações sobre transporte, de forma voluntária.

Voltando ao aplicativo: o planejador multimodal de viagens permite ao passageiro criar rotas integrando diferentes linhas, com a possível inclusão de bicicletas e patinetes compartilhadas.

Da esquerda para a direita: Gerente Geral do Moovit, Pedro Palhares; prefeito João Henrique Caldas; superintendente municipal de Transportes e Trânsito, André Costa; e integrantes da equipe Moovit e Prefeitura de Maceió. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió


O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, celebrou nessa quarta-feira a chegada do Moovit à cidade. “Estamos pensando na mobilidade do futuro. O Moovit é um aplicativo muito mais preciso do que outras ferramentas que eram disponibilizadas para Maceió, e nós apostamos muito em termos informações precisas para melhorar a qualidade do serviço. Está disponível em 45 idiomas, o que beneficia muito o turismo em nossa cidade. Queremos modernizar cada vez mais nosso sistema de transporte”.

Já para o presidente do Sinturb, Guilherme Borges, com a chegada do Moovit os passageiros terão mais uma opção para consultar e tirar dúvidas sobre o sistema de transporte de Maceió. “Com a utilização do aplicativo, as pessoas conseguem ficar menos tempo nos pontos, já que saberão que horas o ônibus vai passar. Assim, basta acessar o app antes de sair de casa e se programar de uma forma mais prática. Além disso, ele ainda fornece um ‘roteirizador’, que mostra ao passageiro qual ônibus ele precisa pegar para chegar ao seu destino”, explica.

O gerente geral do Moovit no Brasil, Pedro Palhares, explica que a missão do Moovit é simplificar a mobilidade urbana, fazendo os deslocamentos mais eficientes, acessíveis e sustentáveis. “É um orgulho ser escolhido o aplicativo oficial de Maceió e oferecer todas estas facilidades às pessoas, deixando a cidade mais conectada”.

Além de Maceió, o Moovit está presente em 3,4 mil cidades de 112 países.

O app é gratuito e está disponível para Android, iOS e na web. Além de planejar viagens, o Moovit oferece um guia completo para todo o deslocamento, incluindo trajetos a pé até as paradas, e alertas sobre onde descer ou trocar de ônibus.

O aplicativo é completamente acessível para deficientes visuais e pessoas com restrições de locomoção.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta