Eletromobilidade

BYD entrega primeiro ônibus 100% elétrico para cidade do norte da Suécia

Ônibus 100% elétrico BYD de 12 metros em Pitea (à esquerda, Anders Lundkvist, Presidente do Conselho Municipal de Pitea; à direita, Brith Fält, presidente do Comitê de Construção Pública)

Clima extremamente frio da região nórdica, com temperaturas que chegam a menos zero grau, será um desafio para a tecnologia da fabricante

ALEXANDRE PELEGI

A partir de agora a cidade de Pitea, no nordeste da Suécia, terá um ônibus 100% elétrico da BYD operando em suas ruas.

O desafio da operação será enorme, já que as temperaturas na cidade chegam a menos de zero grau.

O primeiro ônibus 100% elétrico de 12 metros foi entregue nessa terça-feira, 11 de maio de 2021, e faz parte de um pacote de 12 veículos adquiridos pela Nobina, a principal Operadora de Transporte Público da Suécia e da região nórdica.

Os ônibus restantes estarão prontos para operação a partir do verão.

Com esta última entrega, os pedidos da Nobina já ultrapassam a casa de 300 ônibus 100% elétricos da BYD, sendo que mais de 160 veículos operam atualmente em toda a região nórdica.

A nova frota de ônibus 100% elétricos da BYD entrará em operação perto do círculo polar ártico, e será a primeira frota movida inteiramente a eletricidade da cidade.

Os novos ônibus da Nobina são produzidos na fábrica de última geração da BYD em Komárom, Hungria, uma das duas fábricas da fabricante na Europa.

Em comunicado, a BYD informa que até o momento existem mais de 1.800 ônibus 100% elétricos produzidos pela empresa em operação ou encomendados por operadoras de transporte público em toda a Europa.

Globalmente, a BYD entregou mais de 65.000 ônibus totalmente elétricos, com a marca BYD agora estabelecida em mais de 300 cidades em mais de 50 países.

O Gerente de Frota do Grupo Nobina, Jens Råsten, celebrou a entrega do primeiro ônibus: “Temos orgulho de apresentar nossos ônibus totalmente elétricos e livres de emissões em Pitea, proporcionando um transporte público moderno, seguro, silencioso e confiável. E mesmo que a região nórdica possa ser um desafio, estamos confiantes na tecnologia BYD, que foi amplamente testada e comprovada”, disse.

O Diretor Administrativo da BYD Europe, Isbrand Ho, afirmou que embora o clima desafiador da região forneça um teste para qualquer veículo elétrico, ele disse estar confiante de que as tecnologias pioneiras de bateria e motor elétrico fornecerão desempenho e confiabilidade excepcionais. “Realizamos extensos testes em climas frios com resultados comprovados”, disse ele, “e já, os clientes BYD em toda a Escandinávia mostraram que o eMobility é a solução de emissão zero mais viável para serviços de transporte público”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta