Câmara Municipal realiza mais uma audiência pública sobre gratuidade no transporte de São Paulo para idosos acima dos 60 anos

Foto: Diário do Transporte

Reunião será realizada nesta terça (11) às 11h por videoconferência e pode ser acompanhada pelas redes sociais do Legislativo

ALEXANDRE PELEGI

A Câmara Municipal de São Paulo vai realizar de maneira virtual nesta terça-feira, 11 de maio de 2021, a partir das 11h, mais uma audiência pública para discutir a gratuidade para pessoas com idades entre 60 anos e 64 anos nos ônibus municipais gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte).

No dia 11 de março passado os vereadores das Comissões de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica e de Educação, Cultura e Esportes já haviam realizado uma audiência sobre o tema. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2021/03/09/camara-municipal-fara-audiencia-publica-para-discutir-volta-da-gratuidade-para-idosos-nos-onibus-da-cidade-de-sao-paulo/

A audiência de hoje será realizada por videoconferência e pode ser acompanhada através do site da Câmara Municipal (www.saopaulo.sp.leg.br, link Auditórios Online) e pelos canais da Câmara no Facebook (www.facebook.com/camarasaopaulo) e no YouTube (www. youtube.com/user/camarasaopaulo).

O benefício foi cortado pela gestão do prefeito Bruno Covas no município em 01º de fevereiro de 2021, após ser inserido numa emenda jabuti no fim de dezembro, ou seja, foi colocada escondida em um projeto que não tinha nada a ver com o tema, apresentada de última hora, sem tempo de análise.

Além da população em geral, a manobra de Bruno Covas foi mal recebida por parte de vereadores que disseram não ter tempo de verificar o conteúdo da emenda e aprovaram algo sem saber.

Nos bastidores, até aliados do prefeito repudiaram a forma como a medida foi colocada na Câmara.

No Estado, o governador João Doria cortou a gratuidade para pessoas entre 60 anos e 64 anos de idade alterando decretos que previam o benefício nos ônibus gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Metrô e monotrilho.

Diário do Transporte mostrou que a prefeitura e o governo do Estado derrubaram na Justiça ações que tentavam restabelecer o benefício, mas há projetos de vereadores na Câmara para a volta da gratuidade ao público entre 60 anos e 64 anos nos ônibus municipais.

Para pessoas com 65 anos ou mais, a gratuidade é mantida por se tratar de uma lei federal.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Marcos Antônio Nunes Cavalcanti disse:

    Isso é uma vergonha, se fosse pra benificiar a favor deles o casa já estava resolvido, quando é e prá aumentar o salário deles se resolve na calada da noite, mais quem é culpado somos nós mesmo, que colocamos esses crápula pra não fazer nada para os idosos.!

  2. francisco manoel leite disse:

    por que eles não cortaram o beneficio dos jovem estudantes, dos funcionarios publicos municipais, estaduais e federais?

  3. MARIA APARECIDA BARBOSA disse:

    POR FAVOR VERIADORES NUS AJUDA NA DEVOLUÇÃO DO BILHETE ÚNICO PARA AS PESSOAS ACIMA DE 60 POIS MUITOS TEM 60 ANOS NÃO SÃO APOSENTADOS NÃO TEN CONDIÇÕES NEM PARA IR AU MÉDICO NUS AJUDA.

Deixe uma resposta