Plano de Vacinação de Belém inclui motoristas e cobradores do transporte coletivo em grupo prioritário

Ainda não há data definida para a vacinação, pois isso depende da chegada de novas doses de imunizantes. Foto: prefeitura de Belém

Plano foi atualizado pelo Conselho Municipal de Saúde, o que incluiu alguns grupos na fase 3 da campanha que já está em vigor na capital paraense

ALEXANDRE PELEGI

A fase 3 no Plano Municipal de Vacinação de Belém, o “Belém Vacinada”, incluiu outros grupos que serão priorizados.

A prefeitura comunicou a alteração nessa quinta-feira, 06 de maio de 2021.

Estão inseridos nessa atualização, aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde, motoristas e cobradores do transporte coletivo de passageiros, além de trabalhadores portuários e aeroportuários, dentre outros.

Trabalhadores da educação, trabalhadores da limpeza urbana e pessoas com deficiência também foram incluídos na relação dos grupos que serão priorizados já nesta terceira etapa, mas ainda sem data definida para a vacinação, o que dependerá da chegada de novas doses de imunizantes.

O diretor de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Cláudio Salgado, ressaltou: “O Plano de Vacinação de Belém, hoje, é seguramente um dos mais avançados do país. Colocamos nesta lista das prioridades os trabalhadores da limpeza pública, por exemplo, que não estão em plano nenhum, nem no federal. A ideia é irmos avançando nesta terceira etapa, a partir da chegada de novas doses de vacina. Mas ter esses grupos definidos é um passo importante para o planejamento da campanha de vacinação em Belém“.

O secretário de Saúde, Maurício Bezerra, destaca a importância das adequações necessárias para a inclusão dos grupos na prioridade da vacinação. “Essas categorias ficam mais expostas e, portanto, mais suscetíveis à contaminação pelo novo coronavírus. Incluí-los na atual fase da vacinação, sem dúvida, é um avanço”, afirma o secretário.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta