Piracicaba assina novo contrato emergencial do transporte com a TUPi (Trans Acreana)

Com validade de 180 dias, valor de investimento é de R$ 39,5 milhões. Parte da frota terá Wi-Fi gratuito

ALEXANDRE PELEGI

A partir da próxima quarta-feira, 12 de maio de 2021, passa a vigorar o novo contrato emergencial do transporte público de Piracicaba.

A nova licitação para concessão do transporte coletivo do município está em fase de análise técnica, o que leva a prefeitura a realizar contratos emergenciais enquanto não conclui o processo que irá escolher em definitivo a nova empresa.

Após realizar cotação com 12 empresas do ramo de transporte, cinco delas enviaram propostas, sendo que a TUPi (Trans Acreana) venceu a licitação emergencial ao apresentar o melhor preço.

O investimento total será de R$ 39,5 milhões.

O secretário da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), José Vicente Caixeta Filho, informa que a TUPi vai oferecer uma frota mais nova que a atual. Os veículos serão 100% acessíveis, todos equipados com elevadores para transporte de pessoas com deficiência.

A atual frota do transporte municipal é composta por 147 ônibus.

haverá 38 ônibus especiais, nas cores azul e branco, diferentes do padrão da Trans Acreana

Em comunicado, a Semuttran informa que uma das novidades é que, nas linhas troncais, as que ligam os terminais dos bairros – Vila Sônia, Piracicamirim, Pauliceia, São Jorge e Eldorado/Cecap – ao Terminal Central de Integração (TCI), haverá 38 ônibus especiais, nas cores azul e branco, diferentes do padrão da Trans Acreana.

Ônibus especiais circularão nas linhas troncais

“Esses 38 veículos, que devem começar a rodar em 30 dias, serão equipados com wi-fi e tomadas USB, para maior conforto dos usuários”, diz a Semuttran.

A TUPi também já oferece aos usuários do transporte desde esta sexta-feira (07), o aplicativo Bus2. O aplicativo permite ao usuário saber, em tempo real, a posição do ônibus que vai utilizar, traçar a rota de origem e destino, além de poder consultar todas os horários das linhas, entre outras vantagens.

O secretário José Vicente Caixeta Filho diz que outro aplicativo, que poderá ser baixado por meio de QR-Code, que estará em cartazes afixados nos terminais e nos ônibus, permitirá aos usuários deixar sugestões e críticas sobre o transporte público de Piracicaba, e contribuir para a melhoria do serviço.

“São medidas que visam incrementar a qualidade do serviço de transporte coletivo por ônibus que será oferecido à população de Piracicaba”, reforça Caixeta.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Xaxis disse:

    Não seria interessante voltar alguns horarios das linhas que foram descontinuadas ao invés de deixar os veículos tecnológicos, muito interessante esse recurso mas tem algumas linhas que hoje estão circulando apenas um horario, muitas pessoas hoje tem que sair mais cedo do que antigamente. Não estou dizendo que a implementação da tecnologia é algo ruim pelo contrário, poderiam voltar com os horários de antes. Faz falta esses horários e linhas também, as pessoas de bairro mais afastados ja demandam um tempo com a redução dos horarios e linhas vai ser complicado.

Deixe uma resposta