Prefeitura de Praia Grande pede VLT e BRT em rodovia ao Governo de São Paulo

Ao lado da prefeita e do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, participaram também da reunião o chefe de Gabinete de Praia Grande, Esmeraldo Vicente, o Dinho, e o secretário de Habitação da Cidade, Anderson Mendes.

Em reunião com secretário estadual, Marco Vinholi, prefeita Raquel Chini ainda solicitou apoio para a duplicação do viaduto da Curva do ‘S’

ADAMO BAZANI

Intervenções na área de mobilidade foram os principais assuntos debatidos numa reunião que ocorreu nesta segunda-feira, 03 de maio de 2021, entre a prefeita de Praia Grande, no litoral paulista, Raquel Chini, e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marco Vinholli.

Entre as obras de mobilidade apresentadas como fundamentais para a cidade na visão da prefeita estão a ligação do VLT (Veículo Leve sobre Trilho) com o Município, implantação do BRT (Bus Rapid Transport) e a duplicação do viaduto da Curva do ‘S’.

A celebração do novo contrato com a Sabesp e possíveis investimentos na área da Habitação também fizeram parte da pauta de discussões.

O encontro ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, na zona Sul da Capital Paulista.

Por meio de nota, a prefeitura detalhou os pedidos e os impactos das obras:

BRT PRAIA GRANDE:

O sistema de ônibus com maior capacidade em corredores é projetado para operar nas marginais da Via Expressa Sul e Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

O intuito é aproveitar as áreas junto às vias de alto fluxo e reduzir ao máximo possível a necessidade de desapropriações.

Com o sistema, os ônibus estariam livres do trânsito.

VLT:

Com relação ao VLT, de acordo com projeto conceito da Cidade, o trecho que contemplaria Praia Grande conta com percurso com uma extensão de aproximadamente 5,3 km, saindo da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente; com trecho aéreo e outro passando por faixa inabitada, além de, na sequência, seguir pela Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo, até chegar ao Terminal Tude Bastos.

O tema já foi abordado pela prefeita durante reunião realizada em fevereiro com representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). O secretário municipal de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, já protocolou também no segundo mês deste ano junto à Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) o projeto conceito do VLT na Cidade.

CURVA DO S:

O novo viaduto na Curva do ‘S’ tem como objetivo solucionar o problema dos congestionamentos que estão ocorrendo naquela Região da Cidade nos horários de pico com grande fluxo de veículos pela manhã e no início da noite. A médio prazo, esse viaduto terá impacto considerável e será importante também para o desenvolvimento do Complexo Andaraguá.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. ALZIRA BELIZARIO disse:

    Parabéns

Deixe uma resposta