Metrô de São Paulo lança exposição na plataforma Google Arts & Culture

Plataforma Estação Clínicas. Foto: Reprodução.

Além das obras de arte, estações do sistema agora também podem ser vistas virtualmente

JESSICA MARQUES

O Metrô de São Paulo lançou neste sábado, 24 de abril de 2021, a própria página na plataforma Google Arts & Culture. No local, a companhia disponibiliza um acervo de artes e imagens em 360 graus das estações.

“Agora, os passageiros poderão ver as exposições e conhecer 34 estações do Metrô, estando em qualquer lugar do mundo, através da internet”, ressaltou a Companhia do Metropolitano, em nota. O lançamento foi realizado no dia do aniversário de 53 anos da empresa.

A mostra “Diana Danon – O Metrô de São Paulo em Desenhos e Aquarelas” inaugura o novo espaço de exposição virtual, contando com mais de 60 imagens produzidas entre 1972 e 2013 pela artista paulistana Diana Danon, mostrando os diferentes olhares da artista sobre a construção e a expansão das linhas do Metrô pela cidade de São Paulo.

Com um acervo de 220 mil itens entre documentos, fotografias, vídeos e estudos, esse novo acervo do Metrô também abriga 730 desenhos e aquarelas de Diana Danon. Na exposição será possível observar os traços ágeis e pinceladas expressivas da artista em imagens dos canteiros de obras, nos olhares dos operários e nas paisagens da cidade.

Formada pela Escola de Belas Artes, em 1959, e arqueologia e história da arte pela Universidade de São Paulo (USP), Diana Dorothea Danon sempre foi apaixonada pelas obras de construção do Metrô e passou a acompanhá-las e a retratá-las quase que diariamente. São retratos de trabalhadores, cenas de construção, paisagens urbanas e croquis de peças de máquinas.

Por meio da página do Metrô de São Paulo no Google Arts, também é possível conhecer as estações e as obras de arte do acervo permanente utilizando a ferramenta Google Street View. Para conhecer, acesse pelo Aplicativo Google Arts & Culture ou pelo site https://artsandculture.google.com/partner/metrosp.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta