ÁUDIO: ABC deve ter reabertura de comércio e serviços em 21 de abril, diz Paulo Serra

Paulo Serra citou queda de demanda dos ônibus municipais nos feriados antecipados

Com mais atividades econômicas em funcionamento, demanda de transportes coletivos pode aumentar. Prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal disse que se gestão Doria não autorizar reabertura, “outras instâncias” poderão ser buscadas

ADAMO BAZANI

Colaborou Jessica Marques

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, que também ocupa o cargo de presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, que reúne os sete prefeitos da região, disse que na próxima quarta-feira, 21 de abril de 2021, deve haver uma reabertura das atividades econômicas nos municípios.

A declaração ocorreu na noite desta quinta-feira, 15 de abril, em transmissão pela redes sociais.

De acordo com Paulo Serra, devem voltar a funcionar estabelecimentos como escritórios, lojas de rua, shoppings centers e comércio em geral.

Algumas limitações devem ser impostas, como funcionamento da maior parte do comércio e serviço por seis horas diárias, ocupação de até 40% da capacidade dos estabelecimentos, além de protocolos como uso de máscaras, distanciamento e disponibilização de álcool em gel.

Como mostrou o Diário do Transporte, por meio de ofício do Consórcio Intermunicipal ABC, os prefeitos pediram ao governo João Doria que a região avance para a fase laranja do Plano São Paulo para tentar conter o avanço da covid-19. Atualmente, todo o Estado está na fase vermelha.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/04/15/prefeitos-do-abc-paulista-pedem-avanco-das-sete-cidades-no-plano-sao-paulo/

O anúncio sobre eventual mudança das fases do Plano São Paulo vai ocorrer nesta sexta-feira, 16 de abril de 2021, pelo vice-governador, Rodrigo Garcia.

Na transmissão, Paulo Serra disse que espera que o Governo do Estado atenda ao pedido de avanço de fase, caso contrário, os prefeitos podem recorrer ao que chamou de outras instâncias.

“Isso é graças à queda dos números, é científico. Reduzimos em 40% as internações gerais, 30% praticamente de redução de pessoas internadas em UTI. Isso que nos dá a condição, os números, para solicitar, primeiramente ao comitê estadual. Caso o comitê não julgue, vamos para as demais instâncias para que a partir do dia 21 de abril a gente comece novamente a retomar as atividades comerciais e os serviços. Shoppings poderão abrir, com todos os cuidados” – disse

Ouça:

Paulo Serra, para exemplificar a melhoria dos índices relacionados à covid-19 no ABC, citou a cidade que administra, Santo André.

Segundo o prefeito e presidente do Consórcio, atualmente a ocupação nas UTIs é de 78%, sendo que há cerca de 20 dias, ultrapassou 90%.

Já a ocupação nas enfermarias é de 50% aproximadamente.

Ainda de acordo com Paulo Serra, há cerca de 20 dias, Santo André tinha 1095 pessoas internadas com covid-19 e, nesta quinta-feira (15), estavam internadas por causa da doença, 641 pessoas.

Com a retomada das atividades, a demanda do transporte público deve aumentar também.

Segundo Paulo Serra, somando os dias de feriados antecipados, os ônibus municipais de Santo André transportaram 400 mil pessoas a menos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Jessica Marques

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Jurandir disse:

    Bom saber que o comercio poderá reabrir, porem meio estranho os parâmetros que levam em consideração….. a média de mortes no pais esta acima de 3.000 diários, pessoas do nosso ciclo de convivo sendo intubadas, ou vindo a falecer com frequência….. e agora de repente uma presa incontrolável de voltar tudo…. não sera só por conta do dia das mães? T odo mundo volta passa maio e vem a 3ª onda e querem fechar tudo de novo. Não entendo mais o parâmetro usado para se determinar as diversas fases do arco -iris politico.

Deixe uma resposta