Diadema (SP) entra na fase vermelha do plano de Doria sem restrição a ônibus e atividades essenciais até 19h

Ônibus municipal em Diadema

Celebrações religiosas coletivas permanecem proibidas. Redes varejistas e lojas de conveniência podem abrir desde que não vendam bebidas das 20h às 6h, e sem consumo no local

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Diadema, no ABC Paulista, anunciou neste sábado, 10 de abril de 2021, que vai seguir a fase vermelha do Plano São Paulo.

De acordo com nota da administração, as atividades de comércio essencial, como supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres, poderão funcionar até 19h preferencialmente.

Não há restrições sobre o funcionamento dos ônibus municipais.

Segundo a prefeitura, redes varejistas e lojas de conveniência autorizadas a funcionar 24 horas podem abrir, desde que não vendam bebidas das 20h às 6h. Não pode haver consumo no local.

Shoppings, comércios e galerias não podem abrir, mas podem entregar por delivery, atender por drive thru e até take away (retirada no balcão, mas sem  entrar e consumidor no estabelecimento).

Na nota, a prefeitura traz alguns detalhamentos sobre as regras:

PODE FUNCIONAR (até às 19h)

Apenas as atividades classificadas como essenciais. Isso exclui a maior parte dos serviços e comércio.

Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas e estabelecimentos de saúde animal, sem o limite de horário.

Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres. Redes varejistas e lojas de conveniência podem abrir, desde que não vendam bebidas das 20h às 6h. É vedado o consumo no local.

Segurança: serviços de segurança pública e privada.

Comunicação social: meios de comunicação social executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagem.

Construção civil e indústria: sem restrições.

Serviços gerais: hotéis, lavanderias, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria, serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais.

Bancos: as agências bancárias abrem das 9h às 10h para idosos e das 10h às 15h para o público em geral. As lotéricas também vão abrir.

Postos do INSS: das 7h às 13h, apenas para quem tem horário agendado

Restaurantes (delivery, retirada e drivethru) e similares: permitido serviços de retirada, entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive thru). É vedado o consumo no local.

Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos.

Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, feiras livres, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção.

NÃO PODE FUNCIONAR

Shoppings, galerias e congêneres

Igrejas

Comércio em geral

Serviços

Salões de beleza e barbearias

Academias, clubes, centros de ginástica

Eventos e atividades culturais (teatro, cinemas, shows)

Escritórios e atividades administrativas em geral: obrigatoriedade de teletrabalho (home office)

Parques

Clubes, centros esportivos e CDCs (Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade)

Poupatempo — a recomendação é usar os serviços disponibilizados pela internet ou aplicativo de celular, como os da Central de Atendimento

Demais atividades que gerem aglomerações

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Luciana disse:

    Incrível,mas pode funcionar baile funk com som alto e barulho de moto como está acontecendo agora de madrugada às 4 e me acordou aqui no bairro Taboão e dá lhe COVID se espalhando cada vez mais .

  2. Rinaldo disse:

    Será que esses governadores e prefeitos incompetentes ainda não se tocaram que o lockdown e as vacinas fracassaram? Até quando continuarão a insistir nesse erro? Os casos de COVID continuam aumentando mesmo com lockdown. Isso prova que de nada estão adiantando essas medidas restritivas.

  3. Mustafá Barbosa disse:

    Tenho vergonha dos atuais políticos do Brasil em especial esse Ditadoria, esse petista diademense que consegue piorar o que era horrível!

  4. Valdison José ribeiro disse:

    Enquanto o trabalhador não pode trabalhar os vagabundos fazem a festa, aqui na minha rua é som alto o dia e a noite inteira, aglomeração, narguilé,droga não durmo direito a três noites, é uma vergonha.
    Moro no Jardim das Laranjeiras sp.

  5. Edna Lima de Jesus disse:

    Vergonha total, o que é aquela praça na av principal,(sentido imigrantes)? Passei por lá final de semana a noite Assustador, o que tinha de gente naquele lugar era inacreditável. Terra sem lei para vagadundo. Só existe lei para trabalhador!!!

Deixe uma resposta