Mercedes-Benz e Marcopolo exportam 102 ônibus para o Uruguai

Destas unidades, 87 são para aplicação urbana e 15 para operação intermunicipal em Montevidéu e cidades próximas

JESSICA MARQUES

As fabricantes Mercedes-Benz e Marcopolo exportaram 102 novas unidades de ônibus para o Uruguai. Destas, 87 são para aplicação urbana e 15 para operação intermunicipal em Montevidéu e cidades próximas.

Conforme informado em nota pelas empresas, os veículos são para o programa de renovação de frota na região e serão operados pela C.U.T.C.S.A. (Compañía Uruguaya de Transporte Colectivo S.A.), uma das maiores empresas de transporte urbano do país vizinho, que atende a capital uruguaia e arredores.

Os modelos de chassi são OH 1721 LE/62 e OH 1622 L/52, enquanto as carrocerias são Marcopolo Torino e Audace 800. A empresa de transporte urbano, a maior do segmento no país, adquiriu os ônibus por meio da Autolider e Dloner, representantes do Grupo Daimler e da Marcopolo no Uruguai

MODELOS

Ainda segundo as fabricantes, os 87 chassis do modelo OH 1721/62 Low Entry apresentam piso baixo e rampa na porta central com posto específico para cadeira de rodas. Esse foi um pedido do cliente para atender à solicitação do órgão gestor da região que visa trazer mais acessibilidade para os usuários do transporte coletivo da cidade.

Com capacidade total para 63 passageiros, os veículos são providos de suspensão pneumática traseira e dianteira e são equipados com carroceria Marcopolo Torino, medindo 11.800 mm de comprimento. Em sua composição, apresentam ar condicionado, seis unidades USB instaladas ao longo do ônibus, faróis de neblina dianteiros e preparação para instalação de sistema de monitoramento com cinco câmeras.

As demais 15 unidades do modelo OH 1622 L/52 têm capacidade total para 41 passageiros e também contam com a suspensão pneumática traseira e dianteira. Além disso, os ônibus foram equipados com “kneeling”, sistema de rebaixamento da suspensão do lado direito, com o objetivo de facilitar o embarque e desembarque dos passageiros, atendendo à solicitação do cliente para que, assim como os demais chassis, os veículos possam promover mais acessibilidade. Com carroceria Marcopolo Audace 800 e comprimento total de 11.100mm, apresentam as mesmas características das outras carrocerias, mas com elevadores para acessibilidade no lugar das rampas.

Os novos ônibus vêm com liberação da sexta marcha e contam também com adaptações no trem de força e entrada do tanque de combustível no lado esquerdo do chassi, para atender aos pedidos dos clientes para facilitar a logística operacional de abastecimento da empresa. Equipados com motores Mercedes-Benz OM 924, ambos apresentam freio ABS, velocímetro eletrônico e câmbio automático Allisson T270 com retarder.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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