Rio de Janeiro aprova configuração de mais um modelo de ônibus para linhas intermunicipais
Publicado em: 31 de março de 2021
Trata-se de ônibus Mascarello com chassi Mercedes-Benz dotado de suspensão a ar
ADAMO BAZANI
A secretaria estadual de Transportes do Rio de Janeiro aprovou a planta (configurações internas) de mais um modelo de ônibus para linhas intermunicipais.
O pedido foi feto pela encarroçadora Mascarello e a aprovação foi publicada oficialmente nesta quarta-feira, 30 de março de 2021.
Trata-se do modelo do tipo “micromaster” Gran Via com chassi Mercedes-Benz OF 1721L, com suspensão a ar.
– Carroceria: Micromaster urbano modelo Gran Via, com ar condicionado e elevador de gaveta no entre eixo do veículo.
Chassi: M. Benz OF 1721 L Euro V
Distância entre eixos: 5250 mm
Lotação: 35 passageiros sentados + 1PDD e 29 passageiros em pé
Obs. Sem posto de cobrador
Como mostrou o Diário do Transporte, nesta terça-feira (29) foram publicadas aprovações de outros modelos de ônibus da Mascarello e um Comil.
Relembre:
Como tinha mostrado o Diário do Transporte, em 03 de fevereiro de 2021, a Secretaria de Transportes da cidade do Rio de Janeiro publicou as aprovações das plantas de distribuição interna de lugares em modelos de ônibus a serem usados nas linhas municipais, tanto comuns como seletivas (frescões).
Os modelos e as configurações padronizadas da publicação oficial são:
– MARCOPOLO GRANDE ROD G7 (13,10m), “MBB OF 1721 EURO V”, apresentado pela empresa MARCOPOLO S/A, com 46 passageiros sentados + 01 PPD + motorista + Sanitário
– MARCOPOLO GRANDE ROD G7 (13,50 m), “MBB OF 1721 EURO V”, apresentado pela empresa MARCOPOLO S/A., com 50 passageiros sentados +01 PPD + motorista
– CAIO APACHE VIP, do chassi “MBB OF 1519 Euro V”, apresentado pela empresa Caio Induscar- Indústria e Comércio de Carroceria Ltda., com 71 passageiros, sendo 39 sentados + 01 PPD + motorista e 32 em pé.
No dia 16 de dezembro de 2020, a pasta tinha publicado a aprovação das plantas internas de outros modelos, incluindo aditamentos de configurações já aprovadas.
– CAIO “FOX 2400 III” do chassi “MBB LO EURO V, TIPO URBANO”, CAIO INDUSCAR – INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CARROCERIA LTDA., com 47 passageiros, sendo 21 passageiros sentados + 01 PPD + motorista e 23 passageiros em pé
– MARCOPOLO GRANDE ROD G7 (12,70MM)”, apresentado pela empresa MARCOPOLO S/A, sob o nº 111717788, com 34 passageiros sentados + 01 PPD + motorista,
– NEOBUS “MEGA (12,000M)”, do chassi “MBB OF 1721 EURO V”, apresentado pela empresa SAN MARINO ÔNIBUS E IMPLEMENTOS LTDA., sob o nº 11749678, com 70 passageiros, sendo 37 sentados + 01 PPD + motorista e 32 em pé
– “VOLARE G4 URBANO (8,900M)”, “LO 916 EURO V”, apresentado pela empresa MARCOPOLO S/A, com 37 passageiros, sendo 23 sentados + 01 PPD + motorista e 13 em pé
– MARCOPOLO/VOLARE MODELO: DW9 MINIÔNIBUS RODOVIÁRIO COM AR CONDICIONADO E ELEVADOR, EXCLUSIVAMENTE PARA SERVIÇO PÚBLICO DE PASSAGEIROS POR ÔNIBUS – SPPO – RJ” apresentado pela empresa MARCOPOLO S/A, , com 30 passageiros sentados + DTA + motorista
Não significa que outros modelos de outras marcas não possam fazer parte do sistema, mas nestes ônibus relacionados, os padrões são estes definidos.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Nossa sinto saudades dos ônibus bons que circulavam em Sepetiba,Santa Cruz e Campo Grande pois as prefeituras tiveram a incidência de acabar com as linhas e principalmente falindo muitas empresas por causa de incompetência política.
Se a prefeitura do rio de janeiro vai comprar os onibus para dar aos empresarios eu quero uns 100 onibus, agora se é o empresario que vai comprar o onibus a prefeitura e o governo tem apenas que receber seus impostos anuais e parar de querer mandar nas empresas das pessoas se de por incoveniente a apenas receber seus tributos afinal quem compra os onibus é o empresario dono do dinheiro. Como tem brasileiro burro que nao briga por seus direitos.