Tarifas de ônibus intermunicipais sobem em Mato Grosso do Sul na quinta (01º)

Ônibus em Campo Grande (MS)

Acréscimos nos valores dos coeficientes tarifários podem chegar a 50% dependendo do tipo de ônibus

ADAMO BAZANI

A Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) autorizou o reajuste das tarifas de ônibus intermunicipais no Mato Grosso do Sul a partir desta quinta-feira, 01º de abril de 2021. A publicação oficial ocorreu nesta terça-feira, 30 de março de 2021.

O reajuste nos coeficientes tarifários será de 4,56%.

Os valores variam de acordo com fatores como se a linha é Estrutural, Regional, Regional com característica urbana, Local (Tarifa Única) e se o piso é de asfalto ou de terra.

A tarifa única local será de R$ 4,40.

Já a tarifa mínima das linhas Estrutural, Regional e Regional com característica urbana fica fixada em R$ 9,70.

O coeficiente é multiplicado pela quilometragem rodada de cada linha.

No decreto, a Agepan informou que serão admitidos acréscimos nos valores dos coeficientes tarifários, nas ligações intermunicipais que ofereçam padrões de serviços diferenciados em horários previamente estabelecidos, observados os seguintes limites:

  1. a) até 20% (vinte por cento), na utilização de ônibus do tipo executivo, e
  2. b) até 50% (cinquenta por cento), na utilização de ônibus do tipo leito.

Por meio de nota, a Agepan alegou que foi aplicada a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Ainda de acordo com a agência, a data-base dos aumentos sempre é março, mas em 2020, o reajuste ocorreu em julho por causa da pandemia.

“Março é o mês da data-base para definição do reajuste anual das tarifas do transporte, que entram em vigor sempre em 1º de abril. Em 2020 esse processo foi postergado, tendo sido aplicado apenas em julho, em razão da situação de calamidade provocada pela pandemia.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta