Transcol tem novas linhas para transporte de profissionais de saúde no Espírito Santo
Publicado em: 28 de março de 2021
Acréscimo de itinerários especiais entram em vigor a partir de segunda (29)
JESSICA MARQUES
O Transcol, sistema de transporte metropolitano do Espírito Santo, terá novas linhas para o transporte de profissionais de saúde no estado. O acréscimo de itinerários no esquema especial de quarentena entra em vigor a partir desta segunda-feira, 29 de março de 2021, conforme informado em nota.
Na ocasião, as linhas 514 (TERMINAL VILA VELHA – CIRCULAR VIA 3 PONTE / BEIRA-MAR / ROD. CARLOS LINDENBERG) e 535 (TERMINAL ITACIBÁ / TERMINAL LARANJEIRAS VIA ROD. SERAFIM DERENZI) também estarão operando no esquema especial de quarentena.
O primeiro dia de operação especial do Transcol na quarentena foi neste domingo. Segundo informações do Governo do Estado, foram feitas mais de 1.500 viagens, com cerca de 200 veículos em operação. Além disso, foi incluída a linha 505 ( T. LARANJEIRAS / T. ITACIBÁ VIA CAMBURI/BEIRA MAR ) no esquema especial.
A operação especial do Transcol para atender os profissionais de saúde segue até o próximo domingo (04), quando se encerra o período de quarentena em todo o estado. A suspensão do transporte coletivo de passageiros foi uma das medidas do Governo do Estado para reduzir a interação das pessoas e assim reduzir o ritmo de contágio do novo coronavírus no Espírito Santo. Na Grande Vitória, durante este período, foram disponibilizados ônibus do Sistema Transcol para atender exclusivamente profissionais da área da saúde.
Relembre:
Governo do Espírito Santo cria operação do transporte público para profissionais da saúde
O Governo do Estado esclareceu, em nota, que as linhas que circularão neste período fazem os itinerários formando um eixo que passa pelas principais unidades de saúde da região. Neste período, não será possível a circulação de outras linhas, como as alimentadoras que circulam nos bairros. Assim, a orientação é para que os passageiros busquem um destes eixos para realizar o embarque. As linhas que estão fazendo a operação especial da quarentena estão seguindo a tabela de horário dos dias úteis.
QUEM PODE USAR O TRANSCOL
Com as novas regras, podem utilizar o serviço do Sistema Transcol todos os profissionais que desempenhem suas atividades em hospitais e unidades de saúde, independentemente da área que desempenhe suas funções (área de saúde, área administrativa, limpeza, etc.) e do vínculo jurídico com a instituição (CLT, contrato de serviços, autônomos, etc), das redes estadual, municipais, filantropicas e privadas.
Assim, para embarcar nos coletivos, os profissionais deverão, obrigatoriamente, apresentar um dos documentos que comprovem seu vínculo com as atividades de saúde (documento de identificação fornecido pela instituição – crachá ou equivalente – ou declaração da instituição em que desempenha atividades). Os usuários deverão portar documento de identificação que contenha foto.
Confira as linhas da Operação Especial de Quarentena:
TERMINAL DE LARANJEIRAS
LINHAS TRONCAIS
504 – T. LARANJEIRAS/ T. ITACIBÁ VIA RETA DA PENHA
506- T. LARANJEIRAS / T. ITACIBÁ VIA MARUÍPE
507 – T. LARANJEIRAS /T. VILA VELHA – 3ª PONTE
505- T. LARANJEIRAS / T. ITACIBÁ VIA CAMBURI/BEIRA MAR (Linha nova)
535 – TERMINAL ITACIBÁ / TERMINAL LARANJEIRAS VIA ROD. SERAFIM DERENZI (Linha nova)
LINHAS ALIMENTADORAS
805 – T. LARANJEIRAS / FEU ROSA – CIRCULAR
810 – SÃO FRANCISCO / T. LARANJEIRAS VIA AV. SÃO LUCAS
811 – SERRA DOURADA III / T. LARANJEIRAS
815 – T. LARANJEIRAS / HOSP. JAIME S. NEVES VIA ROD. PAULO P. GOMES (Meridional, Dório Silva)
828 – SÃO MARCOS / T. LARANJEIRAS
833 – BARRO BRANCO / T. LARANJEIRAS VIA AV. BELO HORIZONTE/ AV. NORTE/SUL
859 – COLINA DA SERRA / T. LARANJEIRAS VIA CENTRO DA SERRA
854 – PRAIA GRANDE / T. LARANJEIRAS
TERMINAL DE VILA VELHA
LINHAS TRONCAIS
507 – T. LARANJEIRAS / T. VILA VELHA – 3ª PONTE
514 – TERMINAL VILA VELHA – CIRCULAR VIA 3 PONTE / BEIRA-MAR / ROD. CARLOS LINDENBERG (Linha nova)
525 – T. VILA VELHA / T. ITACIBÁ VIA LINDENBERG
569 – T. VILA VELHA / PRAÇA EUCALIPTO – CIRCULAR
LINHAS ALIMENTADORAS
612 – PARQUE R. TERRA VERMELHA / T. VILA VELHA VIA ULISSES GUIMARÃES
617 – T. VILA VELHA/ JOÃO GOULART VIA AV. CALIFÓRNIA – CIRCULAR
633 – T. VILA VELHA / SÃO TORQUATO VIA PLANALTO/ALVORADA
636 – T. VILA VELHA / CIRCULAR – VIA HOSPITAL VILA VELHA E HOSPITAL INFANTIL
TERMINAL DE ITACIBÁ
LINHAS TRONCAIS
504 – T. LARANJEIRAS / T. ITACIBÁ VIA RETA DA PENHA
505 – T. LARANJEIRAS / T. ITACIBÁ VIA CAMBURI/BEIRA MAR (Linha nova)
506- T. LARANJEIRAS / T. ITACIBÁ VIA MARUÍPE
525 – T. VILA VELHA / T. ITACIBÁ VIA LINDENBERG
535 – TERMINAL ITACIBÁ / TERMINAL LARANJEIRAS VIA ROD. SERAFIM DERENZI (Linha nova)
LINHAS ALIMENTADORAS
702 – PRAÇA DE CARIACICA / T. ITACIBÁ
712 – T. ITACIBÁ / HEAC VIA JOSÉ SETTE
766 – HOSP. PEDRO FONTES / T. ITACIBÁ VIA BR-262/101;
901 – VIANA / T. ITACIBA
Jessica Marques para o Diário do Transporte


