Prefeitura de Araucária (PR) anuncia licitação do transporte público

Sistema TRIAR – Transporte Integrado de Araucária está dividido em três lotes, com valores que variam de R$ 145 mil a R$ 200 mil

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Araucária (PR) anunciou nesta terça-feira, 23 de março de 2021, o lançamento da licitação do sistema TRIAR – Transporte Integrado de Araucária.

Os envelopes contendo a habilitação e propostas de preços deverão ser protocolados até às 09h30m do dia 23 de abril de 2021.

Conforme comunicado da prefeitura, o TRIAR apresenta as seguintes características:

– Aproximadamente 145.000 habitantes;

– 47 linhas de transporte coletivo, incluindo a área rural;

– Média de 510.000 quilômetros rodados mensalmente;

– dois terminais de integração (Central e Angélica);

– 95 ônibus na frota total; e

– aproximadamente 1 milhão de passageiros mensais.

De acordo com o Edital, o serviço de operação dos equipamentos de validação (bilhetagem eletrônica embarcada nos veículos), correspondente ao número integral de veículos da frota para cada lote, caberá à Concessionária. Esta deverá iniciar seus serviços com a Bilhetagem Eletrônica implantada, integrando-se ao sistema vigente e em operação no Município de Araucária.

O Lote Norte-Sul ficará responsável, também, pelas catracas instaladas nos terminais de integração e pela disponibilização de internet aos usuários em todos os veículos por meio de rede wi-fi.

O serviço de comercialização de bilhetagem, compreendendo a venda de passagens por meio da mão-de-obra será exclusiva da Concessionária operadora do Lote Norte-Sul.

O valor total estimado para cada lote, equivalente ao somatório do valor presente da remuneração estimada dos contratos das concessões, é de:

LOTE NORTE: R$ 200.988.599,33

LOTE SUL: R$ 170.517.938,59

LOTE NORTE X SUL: R$145.966.018,02

O início das atividades deverá ocorrer impreterivelmente até o dia 26 de julho de 2021.

O prazo da concessão será de 10 anos, contados da data do início da operação.

No prazo máximo de 12 meses anteriores ao término do contrato, havendo interesse do Município na prorrogação, a Concessionária será notificada para, no prazo máximo de 10 dias úteis, manifestar-se quanto à concordância na prorrogação.

CRITÉRIO DE JULGAMENTO

Para julgamento da melhor proposta será utilizado o tipo de licitação “MENOR VALOR DA TARIFA”, considerando-se como vantajosa a proposta com “o menor valor a ser pago por quilômetro rodado”.

O valor máximo por quilômetro rodado inicial não poderá ser superior a:

LOTE NORTE: R$ 7,48

LOTE SUL: R$ 6,97

LOTE NORTE-SUL: R$ 7,85

CONFIGURAÇÃO DOS LOTES

LOTE 01 – NORTE: Compreende as linhas que alimentarão a região “norte” da cidade, definida pela área situada à esquerda da Rodovia BR-476 – Rodovia do Xisto (sentido capital), com destino ao Terminal Central e Terminal Vila Angélica de Araucária. Funcionará, inicialmente, com 40 ônibus;

LOTE 02 – SUL: Compreende as linhas que alimentarão a região “sul” da cidade, definida pela área situada à direita da Rodovia BR-476 – Rodovia do Xisto (sentido capital), com destino ao Terminal Central de Araucária. Funcionará, inicialmente, com 31 ônibus;

LOTE 03 – NORTE-SUL: Compreende as linhas que operarão entre os terminais Central e Angélica de Araucária e as que alimentarão tanto na região norte como na região sul. Neste lote também foram incluídos os cobradores e controladores de tráfego e de acesso dos referidos terminais, isso para equilibrar os custos e remuneração entre lotes em razão do lote 03 possuir menos linhas a serem operadas. Funcionará, inicialmente, com 24 veículos.

Ao todo, a nova concessão possuirá 95 ônibus, sendo 10% reservas para substituição de veículos em reparos diversos, operando nas linhas programadas e seus itinerários distribuídos pela cidade.

Os ônibus que irão operar no TRIAR deverão ser do tipo “convencional”, equipados com motores de tecnologia “Euro 5” ou superior, potência mínima de 200cv e encarroçados conforme características internas e externas definidas pela Superintendência de Transporte Coletivo, devendo comportar, no mínimo, 70 passageiros (incluindo o espaço para cadeirante). Todos os veículos deverão ser adaptados para o transporte de pessoas com deficiência (elevador, banco para obeso, espaço para cadeirante), podendo haver previsão editalícia que conceda prazo razoável para tais adaptações.

Para ter acesso ao Edital completo: araucaria.atende.net/?pg=autoatendimento#!/tipo/servico/valor/8/padrao/1/load/1

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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