Governo de São Paulo anuncia expansão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela

Ampliação da linha era um antigo pedido de moradores da região

ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciou no começo da tarde desta terça-feira, 23 de março de 2021, o prolongamento da Linha 5-Lilás do Metrô (Chácara Klabin – Capão Redondo) até o bairro Jardim Ângela na Zona Sul da capital paulista.

No anuncio que contou com a presença do governador João Doria e do vereador da cidade de São Paulo, Milton Leite, também foi explicado que essa expansão contará com uma nova ciclovia, um novo terminal de ônibus urbano em 4,3 km de extensão.

Serão duas novas estações, uma logo após o Pátio no Capão Redondo, integrada à estrutura atual, e a outra no Jardim Ângela. A estação intermediária será a Comandante Sant’Anna.

A previsão é de 130 mil moradores da região beneficiados.

Por meio de nota, a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) informou que os estudos serão iniciados com a elaboração dos projetos funcionais das obras civis e sistemas, seguido dos projetos básico e executivo. O prazo para entrega de todos estudos é de até 24 meses. A Secretaria de Transportes Metropolitanos e a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás desde 2018, negociam os termos para a construção da obra.

ESTAÇÃO COMENDADOR SANT’ANNA

De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a estação Comendador Sant’Anna deve ser elevada e fiicará localizada na avenida de mesmo nome, uma região que concentra comércios, serviços e equipamentos públicos.

ESTAÇÃO JARDIM ÂNGELA:

A Estação Jardim Ângela, que estará próxima ao Hospital Municipal M’Boi Mirim, será subterrânea e conectada ao terminal já existente da SPTrans (São Paulo Transporte) e ao novo terminal a ser construído, que permitirá absorver o aumento da demanda de passageiros de ônibus com a implantação da nova estação, ainda de acordo com a STM.

AVENIDA CARLOS CALDEIRA FILHO:

A avenida Carlos Caldeira Filho será prolongada do Capão Redondo até a Estrada do M´Boi Mirim para a viabilização do projeto, de acordo com o Governo de São Paulo. O trecho acompanhará o córrego Capão Redondo, que será canalizado, e terá uma pista em cada sentido, com ciclovia. Para a implantação das obras serão necessárias desapropriações e remoção de interferências.

SEM PRAZO:

No anúncio, o Governo não informou estimativas de prazos, mas o governador João Doria disse que o intuito é iniciar as intervenções em breve.

“É muito importante que tenhamos um início breve das obras, primeiro para demonstrar que a obra de fato vai seguir seu ritmo, segundo porque em um período tão duro de pandemia, quando vem uma obra que vai ajudar a mobilidade da população mais carente, mais vulnerável a chegar mais rápido ao trabalho e a voltar logo pra casa, é uma esperança”, disse por meio de nota

Já o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, falou que foi necessário criar resoluções para viabilizar este passo.

“Esse encontro de hoje concentra uma série de resoluções que foram feitas pelo nosso Governo. Desde o início nós encontramos alguns desafios, um dos maiores era dar aqui os passos necessários para permitir a extensão entre o Capão Redondo e o Jardim Ângela. Mas para percorrermos esse caminho existiam entraves, que hoje estão sendo vencidos”, 

 

 

HISTÓRICO:

Em 08 de abril de 2019, o Diário do Transporte mostrou que o governador de São Paulo, João Doria, disse durante entrega da Estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás, que foram iniciados no final do mês de março daquele ano, os estudos para levar o metrô até o Jardim Ângela, no extremo sul da capital paulista.

Já em 23 de maio de 2019, o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, disse que a extensão da linha 5-Lilás (Capão Redondo – Chácara Klabin) do Metrô até o Jardim Ângela, no extremo Sul da capital paulista, seria entregue em 2024.

A promessa foi feita em audiência pública com moradores do M’Boi Mirim sobre o tema.

Segundo Baldy, em suas redes sociais, serão três estações a mais na linha atual: Comendador Santana, M. Boi Mirim e Jardim Ângela.

Somente em 23 de março de 2021, o secretário anunciou o prolongamento da Linha 5-Lilás do Metrô (Chácara Klabin – Capão Redondo) até o bairro Jardim Ângela na Zona Sul da capital paulista, mas sem previsões da data.

No anuncio que contou com a presença do governador João Doria e do vereador da cidade de São Paulo, Milton Leite, também foi explicado que essa expansão contará com uma nova ciclovia, um novo terminal de ônibus urbano em 4,3 km de extensão.

Serão duas novas estações, uma logo após o Pátio no Capão Redondo, integrada à estrutura atual, e a outra no Jardim Ângela. A estação intermediária será a Comandante Sant’Anna.

A previsão é de 130 mil moradores da região beneficiados.

Por meio de nota, a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) informou que os estudos serão iniciados com a elaboração dos projetos funcionais das obras civis e sistemas, seguido dos projetos básico e executivo. O prazo para entrega de todos estudos é de até 24 meses. A Secretaria de Transportes Metropolitanos e a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás desde 2018, negociam os termos para a construção da obra.

ESTAÇÃO COMENDADOR SANT’ANNA

De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a estação Comendador Sant’Anna deve ser elevada e fiicará localizada na avenida de mesmo nome, uma região que concentra comércios, serviços e equipamentos públicos.

ESTAÇÃO JARDIM ÂNGELA:

A Estação Jardim Ângela, que estará próxima ao Hospital Municipal M’Boi Mirim, será subterrânea e conectada ao terminal já existente da SPTrans (São Paulo Transporte) e ao novo terminal a ser construído, que permitirá absorver o aumento da demanda de passageiros de ônibus com a implantação da nova estação, ainda de acordo com a STM.

AVENIDA CARLOS CALDEIRA FILHO:

A avenida Carlos Caldeira Filho será prolongada do Capão Redondo até a Estrada do M´Boi Mirim para a viabilização do projeto, de acordo com o Governo de São Paulo. O trecho acompanhará o córrego Capão Redondo, que será canalizado, e terá uma pista em cada sentido, com ciclovia. Para a implantação das obras serão necessárias desapropriações e remoção de interferências.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes e Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

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Comentários

Comentários

  1. JOSÉ LUIZ VILLAR COEDO disse:

    LINHA 01- AZUL… METRÔ DO TUCURUVI ATÉ O JAÇANÃ… JÁ PROX. A DIVISA COM GUARULHOS… NADA NADA NADA ! A MESMA LINHA… METRÔ DO JABAQUARA ATE A CIDADE ADEMAR… NADA NADA NADA ! EITA !

  2. Marco Antonio Balbino disse:

    E os 300 milhões liberados para duplicar a Estrada do M’Boi Mirim, será mais uma liberação de verbas “Sem destinação” ?

  3. Francisco Sousa disse:

    Pra entregar no próximo século?kk(

  4. Marcos Borges disse:

    Lá pro ano 50 mil essa obra fica pronta.

  5. JOSÉ LUIZ VILLAR COEDO disse:

    O Corredor de Ônibus Metropolitano SÃO PAULO / GUARULHOS / SAO PAULO Entre o Metrô Tucuruvi / Taboão (Guarulhos) e FUTURA CPTM TIQUATIRA , na Penha, CONTINUA SENDO UMA OBRA SO PRA USO DENTRO DE GUARULHOS MESMO! Vai do Taboão a Vila Galvão! E SÓ! Vergonha !

  6. cristiano de jesus disse:

    linha 5 lilás até estação chácara klabin ate estação terminal jd Ângela vai atender milhares de passageiros com certeza quando for inaugurado metro e mais rápido e seuro nao tem transito

  7. cristiano de jesus disse:

    metro linha 5 lilás chácara klabin até terminal jd Ângela vai ficar muito bom rápido ainda subterrânea melhor ainda que a chuva não atrapalha no sistema aéreo

  8. Nivaldo Santos disse:

    EU duvido que essa linha chegue no Jardim
    Angela em 2024 . DUVIDO .
    E, eles tinham inicialmente mencionado que seriam três estações, agora encolheu e se tornou duas estações.
    Pode agendar aí, vai sair em 2040 . Pois eles vão enrolar , porém vão precisar fazer estudos , desapropriação, levantamento de área , a canalização do córrego, ixi.. pode esperar hein. Pois vai cansar . Não votem no João Doria, ele mente demais. E o povo acredita.
    Essa linha lilás deveria ir até o final da M, Boi, próximo a Embu. Aí sim eu vejo vantagem para aquele povo que vive no Jardim dos Reis , Parque do Lago, Jardim Capela , Novo Horizonte, Jacira, Embu.
    UM Salve para a galera da minha Cidade : Capão Redondo .
    Vamos ter fé, quem sabe um dia esse metro chegue mais perto , com novas estações de quem precisa . Extremo sul da cidade .
    Grande abraço a todos.
    (Atualmente eu resido em Guarulhos)

  9. cristiano de jesus disse:

    já começou a medição do metro linha 5 lilás ate jd Ângela umas das casas do meu amigo perderam o lotes do terreno no próximo terminal jd Ângela

  10. Ibson Carlos de Oliveira Silva disse:

    Moro na região a muito tempo, E sei que vai se muito bom mesmo, pra todos! A ciclovia então vai um sonho

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