Câmara do Rio aprova em primeira votação projeto da prefeitura que prevê retomada da bilhetagem dos ônibus

Comissão Permanente de Transportes e Trânsito debateu o projeto de lei enviado à Câmara pela prefeitura nessa segunda-feira (22)

Município alegou no projeto que o modelo atual restringe a competitividade

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura do Rio de Janeiro foi autorizada pela Câmara Municipal a retomar a bilhetagem eletrônica do sistema de ônibus da capital.

O projeto enviado pela prefeitura foi aprovado em primeira votação no fim da tarde desta terça-feira, 23 de março de 2021, por 48 votos favoráveis e nenhum contrário.

O prefeito Eduardo Paes (DEM) afirmou em coletiva hoje que além da intervenção temporária na operação e gestão do BRT, que se iniciou hoje, pretendia também tirar o sistema de bilhetagem do controle das empresas de ônibus.

Caso o projeto seja agora aprovado em segunda votação, ele será enviado para ser sancionado pelo prefeito.

De acordo com o texto do projeto, a prestação do serviço poderá ser administrado pelo próprio Poder Executivo diretamente ou pela contratação de terceiros, mediante processo licitatório.

O projeto atende a um pleito antigo da população e dos vereadores que é ter maior transparência no cálculo da tarifa e das receitas do sistema de transporte, afirmou a secretária de Transportes, Maína Celidônio, em audiência com os vereadores.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta