Obras do Terminal São Bento do BRT Sorocaba entram na reta final

Este é o segundo terminal do sistema BRT Sorocaba a ser construído na Zona Norte. Foto: Divulgação.

Estrutura dará suporte ao Corredor Ipanema e terá integração com a operação já existente

JESSICA MARQUES

As obras de implantação do Terminal São Bento (TSB) de Sorocaba, no interior de São Paulo entraram na reta final nesta semana. A estrutura é o segundo terminal do sistema BRT Sorocaba a ser construído na Zona Norte.

Em nota, a Concessionária BRT Sorocaba informou que o terminal em breve estará em operação. O TSB dará suporte ao Corredor Ipanema, fará integração com o Corredor Itavuvu e com os corredores estruturais que já estão em funcionamento na cidade.

Saindo do TSB, os ônibus passarão pelo Corredor Ipanema (Av. Ipanema), em direção à rua Comendador Oeterer para o sentido Centro, e na rua Hermelino Matarazzo, para o sentido bairro. Dentro do sistema BRT, o eixo formado por essas duas ruas compreende o Corredor Estrutural Binário. Ambas as vias foram requalificadas e receberam placas de pavimento rígido (concreto) para comportar o peso e volume de tráfego.

“No começo, teremos uma operação parcial e de testes do TSB e do Corredor Ipanema, pois temos o período de adaptação da população com um novo trecho em funcionamento. A ativação será semelhante àquela que realizamos no primeiro trecho, que contempla o Terminal Vitória Régia e o Corredor Itavuvu”, explicou o diretor de Operações da Concessionária BRT Sorocaba, Manoel Ferreira.

O executivo explicou ainda que os corredores estruturais não são de uso exclusivo do BRT e que também beneficiará outras operadoras do transporte que estão ativas em Sorocaba. “Temos plena convicção que essas vias darão mais rapidez durante as viagens. Quem tem comércio ou mora nas redondezas, ganhará também um local requalificado e mais valorizado”, acrescentou.

O diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Luiz Carlos Siqueira Franchim, complementa que as alterações executadas vão resultar em mais conforto e qualidade aos usuários do sistema. “A cada operacionalização de nova etapa do BRT, o transporte na cidade tem um ganho. Depois de tudo pronto, o resultado final será ainda mais significativo”.

O início das obras do terminal ocorreu em 2020, conforme noticiado pelo Diário do Transporte.

Relembre:

BRT Sorocaba inicia instalações das estruturas metálicas do Terminal São Bento

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. André Luiz Dos Santos Linhares disse:

    Bom dia, essa obra é muito importante pra todos da cidade, pois vai ligar boa parte de bairros da zona Norte ao centro, agora só falta entrar em vigor uma outra parte da cidade,com a criação do corredor da general Carneiro que eles pretendem começar assim que possível, tenham uma ótima semana 👍

Deixe uma resposta