BRT Sorocaba inicia instalações das estruturas metálicas do Terminal São Bento

Publicado em: 28 de setembro de 2020

Estruturas metálicas do Terminal São Bento. Foto: Divulgação

Localizado na zona norte, este é o segundo dos três terminais que compõem o sistema BRT na cidade

ALEXANDRE PELEGI

Comunicado da Concessionária BRT Sorocaba informa que já estão sendo instaladas as estruturas do Terminal São Bento (TSB), localizado na zona Norte da cidade paulista.

Esse terminal atenderá passageiros do Corredor BRT Ipanema e das linhas alimentadoras que circulam nos bairros próximos a Avenida Ipanema.

Segundo terminal dos três previstos no sistema BRT, o São Bento está localizado na Rua Comendador Genésio Rodrigues, e seu edifício de suporte à operação também está sendo construído.

Segundo o comunicado do BRT Sorocaba, o terminal terá plataformas de embarque/desembarque, cobertura de estrutura metálica com placas de energia solar, reutilização de água da chuva para jardinagem e limpeza, piso de concreto que possui maior durabilidade e um prédio administrativo.

O projeto acompanha os mesmos moldes do Terminal Vitória Régia, unidade já em fase de operação parcial e de teste, juntamente com o Corredor BRT Itavuvu.

Além das estruturas no Terminal São Bento, a Concessionária informa que trabalha na pavimentação do piso rígido (concreto) e na instalação das estruturas das estações que compõem o Corredor BRT Ipanema.

Serão 10 estações distribuídas ao longo da avenida: Jardim Botucatu, Jardim Betânia, Novo Horizonte, Eco Ipanema, Nova Sorocaba, Jardim Planalto, Aeroporto, Vila Angélica, Vila Guilherme e UPH Zona Norte.

Luiz Alexandre Massariol, Diretor da Concessionária BRT Sorocaba, informa que os serviços estão sendo intensificados e assim como aconteceu na Itavuvu, na Av. Ipanema haverá um tempo de adaptação para que as pessoas e os motoristas se acostumem com a via em obras. “Ao final teremos uma avenida revitalizada, com nova sinalização e mais valorizada. Além do intenso trabalho na zona norte, equipes do BRT executam serviços nos corredores estruturais Leste, Central e na ligação Comendador Oeterer e Hermelino Matarazzo”, destaca Luiz Alexandre.

PROJETO BRT SOROCABA

O BRT, sistema de mobilidade urbana moderno com conforto, segurança e eficiência, permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população.

Outra novidade é o embarque em nível.

Os passageiros acessarão 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

O BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) de origem 100% brasileira, formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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Comentários

  1. Adauto Cunha Dias disse:

    O trânsito na Av Itavuvu ficou uma bela a, horários de pico em um trajeto que normalmente faria em 12 a 15 minutos até Havan, está tão espremida a avenida que levo de 40 a 55 minutos, a pista exclusiva permanece com um corredor com poucos ônibus, espremendo os veículos nas pistas da direita, não tendo alternativas paralelas para esse acesso, dinheiro mal gasto! Sem falar no comércio pequeno que não tem estacionamento e fecharam as portas.

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