Diário no Sul

Blumenau (SC) retira 30 ônibus da frota do transporte coletivo

Medida foi autorizada pela agência reguladora e acompanha a demanda atual do município

WILLIAN MOREIRA

A Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir) autorizou a BluMob, concessionária que opera o transporte coletivo na cidade catarinense de Blumenau, a retirar 30 ônibus da frota em atendimento.

A mudança é um pedido da empresa feito a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Seterb), atendendo recomendações do Parecer Administrativo n° 105/2021 definido durante a pandemia.

Segundo a Agir, os 30 ônibus são do modelo Mercedes Benz OF-1519 e já não são utilizados desde o início da crise do coronavírus. Outra justificativa é que a operação atual ocorre com 40% da frota e não têm previsão, a curto e médio prazo, de uso para estes veículos.

Com 221 ônibus a disposição em Blumenau, 150 operam o transporte coletivo convencional, outros quatro coletivos estão a disposição para uso do serviço BluFacil, 17 são reserva técnica operacional e são colocados em circulação em momentos de reforço na frota ou em substituição de algum veículo para necessidades de manutenção. Ao todo, 50 ônibus estão parados desde o começo da pandemia.

Com 30 veículos a retirados, o valor da Revisão Tarifária Periódica (RTP) de R$ 6,27 poderá ser alterado após uma comissão avaliar a viabilidade e operacionalização da mudança prevista em contrato e que compreende possíveis situações de desequilíbrio financeiro, analisadas a cada três anos de contrato.

No dia mês de fevereiro deste ano foi registrado um fluxo de 40 mil usuários pagantes, 60% abaixo do normal, refletindo na decisão de diminuir a frota.

Veja abaixo a nota na íntegra da Agir:

Empresa BluMob foi autorizada a retirar os veículos de operação. Foto: Almir Alves/Ônibus Brasil.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta