CPTM celebra 120 anos da Estação da Luz

Em 1° de março de 1901, a estrutura que é preservada até os tempos atuais foi colocada em operação

JESSICA MARQUES

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) celebra nesta segunda-feira, 1º de março de 2021, os 120 anos da Estação da Luz. Com 13,2 mil metros quadrados de área, o local dá acesso a duas linhas do sistema ferroviário: 7-Rubi e 11-Coral (Luz-Estudantes).

A Estação da Luz também dá acesso às integrações gratuitas com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô de São Paulo. Segundo a CPTM, circulam pelo local uma média de 250 mil passageiros por dia útil e os trens da CPTM realizam diariamente cerca de 840 viagens.

A estrutura tornou-se um atrativo aos turistas que visitam a capital paulista e foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico).

“Todas as estações são importantes porque levam e trazem diversas histórias todos os dias, a Estação da Luz desperta em nós uma sensação de amor, ela é um símbolo especial de São Paulo, tenho certeza que boa parte dos paulistas compartilha desse sentimento comigo”, afirmou o diretor-presidente da CPTM, Pedro Moro, em nota.

HISTÓRIA

Em 1° de março de 1901, a estrutura da Estação da Luz que é preservada até os tempos atuais foi colocada em operação. Em homenagem à data, a CPTM divulgou a história do local.

Em 1867, foi inaugurada pela empresa Inglesa São Paulo Railway o lastro ferroviário que ligava Santos a Jundiaí, com extensão de 159 quilômetros e passagem por São Paulo justamente na Estação da Luz e Cubatão.

Na mesma data, 16 de fevereiro, as estações Água Branca, Perus e Francisco Morato, da atual Linha 7-Rubi, e São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra da Linha 10-Turquesa, foram colocadas em operação.

O prédio original funcionou até pelo menos 1888. O rápido crescimento de passageiros e a necessidade de escoamento de produção exigiam mais espaço e estrutura e, em 1° de março de 1901, finalmente, foi colocada em operação a instalação que conhecemos hoje.

Ao longo do tempo, a estação passou por reparos. Umas das mais importantes intervenções foi a obra para anexar o Museu da Língua Portuguesa, hoje todo restaurado após o incêndio de grandes proporções ocorrido em 2015.

Olhares curiosos devem se perguntar de onde veio a ideia de construir uma estação tão cheia de personalidade e forte o bastante para estar em pleno estado de conservação, mesmo após um século e uma operação diária pesada. Esses atenciosos olhares também devem perceber a semelhança com a arquitetura inglesa dominante no século de XIX e início do XX.

Além do investimento inglês, o idealizador da planta, a maior parte dos materiais vinha da Inglaterra e, por isso, a ferrovia ficou conhecida como “Ingleza”. Em 1982, a Condephaat confirmou o tombamento do local como patrimônio histórico.

A estrutura do local se encaixa no estilo neoclássico liderado pelo britânico Charles Driver, que trouxe elementos arquitetônicos góticos como as torres paralelas em referência às da Abadia londrina de Westminster e o Relógio inspirado no Big Ben.

Em 2020, a CPTM em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, Fundação Roberto Marinho e Órgãos de preservação do Patrimônio, iniciou o restauro e pintura das fachadas e torreões da Estação da Luz.

Para o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, a Estação da Luz é uma grande marca da história ferroviária brasileira. “As pessoas vão até a estação e sentem São Paulo viva, assim como a cidade realmente é. Estamos felizes em comemorar esses 120 anos e também por trabalhar para alinhar o peso histórico à melhor eficiência possível. A construção do túnel ligando CPTM, Metrô e ViaQuatro é um exemplo dessa eficiência e do quanto nossa gestão trabalha para melhorar ainda mais a experiência do passageiro”, disse, em nota.

NOVO TÚNEL

Em 11 de fevereiro de 2021, a CPTM publicou o aviso de licitação para a construção de um novo túnel que vai ligar seus serviços ao Metrô, na Estação da Luz, região central da capital paulista. O objetivo é ampliar e melhorar a circulação de passageiros que usam os dois sistemas.

Relembre:

CPTM abre licitação para construção de novo túnel de ligação com o Metrô na Estação da Luz

Como tinha mostrado o Diário do Transporte, em agosto de 2019, o Conpresp (Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) deu parecer favorável para a realização das obras do túnel que deve ter 117 metros de extensão.

Relembre:

Conselho de preservação histórica aprova mais escadas rolantes, elevadores e túnel na Estação da Luz

O prazo previsto para elaboração do projeto executivo e a execução da obra é de 36 meses, com valor estimado de cerca de R$ 68 milhões. O novo túnel terá início no entroncamento entre o saguão 2 da Estação da Luz e o acesso atual na Rua Cásper Líbero.

Segundo a CPTM, a obra irá ampliar o acesso da parte inferior da estação na ligação com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela, principalmente nos horários de pico.

Na plataforma central está prevista a instalação de duas novas escadas rolantes, onde hoje existem duas escadas fixas, e a construção de duas novas escadas fixas. O projeto também prevê a readequação dos sanitários existentes no mezanino do corredor principal e a construção de mais dois sanitários para pessoas com necessidades especiais.

Além disso, será construído um novo acesso à CPTM na Rua Cásper Líbero, ao lado da entrada da Linha 4-Amarela. As atuais entradas, na mesma rua, serão fechadas já durante a obra.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

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Comentários

Comentários

  1. laurindo martins junqueira filho disse:

    Jéssica, bom dia! Parabéns pelo texto! Mas talvez você tenha se esquecido de citar as DUAS grandes destruições da Luz, causadas por incêndios de origens muito estranhas …
    Abçs.

  2. Lá vem chegando o VÉRÃO ,,no trem da estação da Luzz….(Alceu)

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