Ceará e Fortaleza realizam ação conjunta para aumentar frota de ônibus na capital

Medida fica em vigor durante horário de maior circulação de pessoas. Foto: Thiara Montefusco / Divulgação.

Objetivo é reduzir aglomerações durante pandemia de covid-19

JESSICA MARQUES

Em ação conjunta, o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza vão ampliar a frota de ônibus na capital. O objetivo é reduzir aglomerações durante a pandemia de covid-19.

O Governo do Ceará informou que pediu autorização para contribuir com parte do aporte necessário e a Assembleia Legislativa aprovou a medida nesta quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021.

A medida foi tomada, segundo o governo, “em contrapartida ao aumento do número de ônibus circulando há a necessidade de reequilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessão”.

Portanto, a partir da proposta aprovada, o Estado fica autorizado a promover ação compartilhada com o município de Fortaleza no sentido de viabilizar financeiramente a ampliação, em horário de maior circulação de pessoas, da frota de ônibus disponibilizada por operadores do serviço de transporte coletivo urbano da capital.

A ação ainda será formalizada por meio de um convênio firmado entre Estado e Município de Fortaleza, no qual serão previstos, além das obrigações entre as partes, os valores que ficarão a cargo de cada um. O projeto aprovado pelos parlamentares prevê a possibilidade de estender a contribuição a outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta