Tarifas de ônibus semiurbanos da ANTT aumentam no próximo dia 28, domingo

Percentual será de 4,147% e a tarifa total paga pelos passageiros vai variar de acordo com a extensão das linhas

ALEXANDRE PELEGI

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) publicou nesta quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021, no Diário Oficial da União, a Deliberação 64 que autoriza o reajuste de 4,147% nas tarifas de ônibus semiurbanos de linhas interestaduais e internacionais operadas por meio de autorização especial.

O aumento entra em vigor a partir de zero hora do dia 28 de fevereiro de 2021.

Ônibus semiurbanos são veículos com características urbanas: possuem portas de embarque-desembarque, catracas, e têm a possibilidade dos passageiros viajarem em pé. No caso da ANTT, no entanto, são veículos que ligam cidades de estados diferentes ou mesmo ultrapassam as fronteiras do país.

As linhas semiurbanas têm extensão de aproximadamente até 75 km.

Pela deliberação 64, as empresas que operam o serviço regular poderão reajustar o coeficiente tarifário em 4,174% “a ser aplicado sobre o coeficiente tarifário vigente dos serviços de transporte rodoviário semiurbano interestadual e internacional de passageiros operados por autorização especial, fixando-o em R$ 0,118293 por passageiro x km – Tipo Único”.

Assim, a tarifa total paga pelos passageiros vai variar de acordo com a extensão das linhas.


Já pela Deliberação 63, o coeficiente tarifário dos Serviços Semiurbanos objeto do Contrato de Permissão nº 001/2015, para as linhas licitadas que atendem Águas Lindas de Goiás – Taguatinga/DF,  Águas Lindas de Goiás – Ceilândia/DF, Girassol/GO – Brasília/DF, Girassol/GO – Taguatinga/DF, Mansões Marajó/GO – Brasília/DF, Novo Gama/GO – Gama/DF e Novo Gama/GO – Taguatinga/DF, o reajuste será de 1,033%. Isso fixará o valor em R$ 0,114602 por passageiro x km.

Da mesma forma, o aumento entra em vigor a partir de zero hora deste domingo, 28 de fevereiro de 2021.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta