Santo André abre licitação para manutenção e reparo de prédios históricos da vila ferroviária de Paranapiacaba
Publicado em: 22 de fevereiro de 2021
Contratação é por 12 meses e valor não poderá ultrapassar de R$ 1,49 milhão
ADAMO BAZANI
A prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, abriu licitação para contratar uma empresa que será responsável pela manutenção e reparos em prédios tombados pelo patrimônio histórico da Vila de Paranapiacaba.
A entrega das propostas foi marcada para o dia 09 de março de 2021.
Paranapiacaba é uma vila história de Santo André que foi o marco da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, que ligava Santos a Jundiaí, inaugurada em 16 de fevereiro de 1867, sendo construída com capital inglês.
A vila foi a sede da companhia inglesa SPR – São Paulo Railway e guarda características da arquitetura da Inglaterra, com direito a uma réplica do relógio londrino Big Ben na estação.
Veja um pouco da história neste link:
Além de ser marcada pela história da ferrovia, Paranapiacaba também retrata páginas das memórias dos ônibus.
Em 1933, para operar às madrugadas criaram a criaram a CGT – Companhia Geral de Transportes e colocaram em circulação ônibus de pavimento de dos níveis (mas não de dois andares) apelidados de King Kong, por seu grande porte. OS veículos faziam a linha São Paulo-Santos.
Veja a história neste link:
HISTÓRIA ÔNIBUS KING-KONG DA SPR
Segundo o edital, o contrato será por 12 meses, podendo ser prorrogado, e as propostas não podem passar do valor-limite estabelecido pela prefeitura de R$ 1,49 milhão (R$ 1.499.372,96).
Ainda de acordo com o edital, a concorrência engloba “serviços contínuos de engenharia civil e elétrica para manutenção e reparos nos prédios restaurados e em todos os imóveis tombados pelo patrimônio histórico da Vila de Paranapiacaba, no município de Santo André”
Entre os prédios tombados estão o da União Vila Serrana, clube de esportes, festas e eventos que os ingleses proporcionavam aos ferroviários, e o Museu do Castelo, também conhecido como Castelinho, que na época da concessão à SPR , era a mansão do engenheiro chefe inglês, de onde ele poderia ver toda a movimentação da Vila e o pátio de manobras e manutenção da frota de trens, marcada pelas marias-fumaças e pelo Locobroque, usado para transporte de passageiros.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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