Após paralisação, frota de ônibus está desfalcada em Aracaju, dizem empresas
Publicado em: 20 de fevereiro de 2021

Trabalhadores protestaram contra demissões de cobradores e salários atrasados. Pneus dos ônibus foram rasgados
ADAMO BAZANI
Problemas neste sábado, 20 de fevereiro de 2021, para passageiros de ônibus de Aracaju (SE).
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), cerca de 40% da frota não circularam pela manhã porque os rodoviários em protesto nesta sexta-feira (19) paralisaram os coletivos e rasgaram os pneus. Nem todos os compostos foram ainda substituídos.
Como mostrou o Diário do Transporte, os profissionais pedem a volta dos cobradores de ônibus e pagamentos de salários e benefícios em atraso. Os cobradores foram desligados logo no início da pandemia de covid-19 entre março e abril de 2020.
As viações alegam estar com dificuldades financeiras em razão da queda do número de passageiros por causa do vírus.
Relembre:
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 20ª região, atendeu ação das empresas e determinou ao menos 70% da frota em operação. Em caso de descumprimento, o TRT estipulou multa de R$ 65 mil por dia contra o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Aracaju (Sinttra).
A entidade sindical, por sua vez, informou que não foi responsável pelo protesto e que apenas aprovou um indicativo de greve, que pode ser deflagrada a qualquer momento.
Em 1º de março de 2021, deve ser realizada uma audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para tentar um acordo entre empresas e trabalhadores.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Comentários