Licença ambiental para o Pátio de Trens da Linha 15-Prata expira e Metrô de SP faz nova solicitação

Estação São Mateus. Linha 15 terá expansão em direção a Cidade Tiradentes. Construção do Pátio faz parte do avanço das obras, construída por etapas. Foto Diário dos Trilhos

Processo teve início em 2013, quando a Companhia encaminhou à SVMA um parecer técnico relativo às obras de “prolongamento da Linha 2-Verde –Trecho Oratório – Cidade Tiradentes” (atual Linha 15 – Prata)

ALEXANDRE PELEGI

A Companhia do Metrô de São Paulo requereu à Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (SVMA) em 30 de dezembro de 2020, nova Licença Ambiental de Instalação – LAI para a implantação do futuro Pátio Ragueb Chohfi da Linha 15 – Prata. A solicitação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021.

Em nota encaminhada ao Diário do Transporte, o Metrô esclareceu que o prazo da Licença Ambiental anterior expirou e uma nova foi requisitada, “para possibilitar a construção do Pátio Ragueb Chohfi, fazendo parte do avanço das obras da Linha 15-Prata que é construída por etapas”.


O processo teve início em 2013, quando o Metrô encaminhou à SVMA um parecer técnico relativo às obras de “prolongamento da Linha 2-Verde –Trecho Oratório – Cidade Tiradentes” (atual Linha 15 – Prata). O licenciamento foi concedido pela Secretaria em 06 de novembro de 2013, com prazo de validade de dois anos (até 2015).

O processo teve início em 2013, quando o Metrô encaminhou à SVMA um parecer técnico relativo às obras de “prolongamento da Linha 2-Verde –Trecho Oratório – Cidade Tiradentes” (atual Linha 15 – Prata). O licenciamento foi concedido pela SVMA em 06 de novembro de 2013, com prazo de validade de dois anos (até 2015).

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Segundo a justificativa, o projeto em licenciamento visava “atender às demandas de transporte da região Sudeste, utilizando a tecnologia do Sistema Monotrilho”.

Em outubro de 2017, a Secretaria prorrogou novamente a licença, com a validade por vencer em 06 de novembro de 2019.

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Em 30 de outubro de 2019, a Companhia do Metrô solicitou à Secretaria do Verde e Meio Ambiente a prorrogação da Licença Ambiental de Instalação referente ao futuro Pátio de Manutenção e Estacionamento de Trens Ragueb Chohfi.

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MONOTRILHO TERÁ NOVOS TRENS

(por Willian Moreira)

No dia 9 de fevereiro de 2021, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse em entrevista para o Diário do Transporte que a linha 15-Prata terá 19 novos trens.

Baldy também falou de uma futura integração deste sistema com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

De acordo com o secretário, os recursos para a compra destes trens já estão garantidos e as composições devem ser encomendadas quando for iniciada de fato a expansão da linha em direção a Cidade Tiradentes, precisando assim da construção de um novo pátio, o da Ragueb Chohfi que já está em projeto.

INTEGRAÇÃO COM A LINHA:

Outro assunto abordado nesse dia por Baldy foi que o monotrilho chegará ao bairro do Ipiranga conectando o sistema à linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra).

Para a integração ocorrer, será construída do zero uma nova estação que dará lugar à existente no local, seguindo o exemplo da estação Tamanduateí também da 10-Turquresa que foi concebida em um projeto unificado e recebe os trens da CPTM e a linha 2 do Metrô .

“Nosso desejo é iniciar o mais rápido possível [a expansão/obra].  Já conseguimos os recursos suficientes para que a gente possa executar esse projeto, executar esta obra aqui de Vila Prudente até Ipiranga, levando o monotrilho da Linha 15-Prata e construir a nova estação Ipiranga seja da CPTM, seja do Metrô de forma integrada.” – disse Baldy que completou que informando que será realizada uma negociação para a compra dos trens de monotrilho.

“Nós também já conseguimos os recursos para estender o monotrilho no seu outro sentido, que os projetos estão sendo analisados, já bem em fase de evolução para construir o Pátio Ragueb  Choufi, a negociação de novos trens, são dezenove novos trens, e extensão da Linha 15-Prata conforme o governador João Doria mencionou em eventos anteriores”.

Essas expansões e obras que já possuem o recurso, também implicaram na decisão anunciada do Governo do Estado de ampliar a estação Vila Prudente para acompanhar a demanda que sairá de 55 mil para quase 90 mil pessoas por dia nos próximos anos.

Relembre:

Com extensão das linhas 2 de metrô e 15 de monotrilho, demanda na estação Vila Prudente vai subir para 89 mil passageiros por dia

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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