Trabalhadores do transporte coletivo de Florianópolis aprovam estado de greve

Assembleia dos trabalhadores foi realizada em dois turnos. Foto: Sintraturb

Assembleia geral aconteceu hoje (16) em duas sessões. Em nota oficial, SETUF diz reconhecer a importância do diálogo e que segue aberto para negociações, mas se diz surpreendido com a assembleia

ALEXANDRE PELEGI

Os trabalhadores do transporte coletivo de Florianópolis, em Santa Catarina, aprovaram estado de greve em assembleias realizadas em dois turnos nesta terça-feira, 16 de fevereiro de 2021.

Em nota oficial, a diretoria do Sindicato de Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros da Grande Florianópolis – SETUF informa “que foi surpreendida com a assembleia dos trabalhadores em transporte”.

Segundo comunicado nas redes sociais, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano, Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb) diz que a assembleia aprovou uma proposta de ação “para cobrar dos patrões o cumprimento dos aditivos acordados durante os meses em que o transporte esteve paralisado por determinação das administrações estadual e municipal”.

Dentre as medidas, afirma o Sintraturb, está o retorno do valor nominal do tíquete alimentação conforme convenção em vigor, o pagamento de todos os atrasados acumulados ao longo dos últimos meses e principalmente, garantir os pagamentos dos trabalhadores que estão na ativa.

Com a aprovação do “estado de greve”, o Sindicato deverá encaminhar correspondência oficial aos sindicatos patronais, às empresas, ao Prefeito Municipal e ao Governador do Estado, bem como junto da Justiça do Trabalho, “cobrando soluções rápidas e a contento para sanar todas as pendências acumuladas”.

O prazo para as devidas respostas será de sete dias corridos, diz o Sintraturb.

Uma nova assembleia foi convocada para o dia 24 de fevereiro, fim do prazo para manifestação dos empresários e dos poderes públicos.

Dependendo das respostas recebidas, uma nova assembleia definirá o calendário de paralisações ou greve por tempo indeterminado”, afirmam os trabalhadores por meio de seu sindicato.

OUTRO LADO

Em Nota oficial encaminha ao Diário do Transporte, a diretoria do Sindicato de Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros da Grande Florianópolis – SETUF informa que foi surpreendida com a assembleia dos trabalhadores em transporte.

Leia a nota na íntegra:

A diretoria do Sindicato de Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros da Grande Florianópolis – SETUF informa que foi surpreendida com a assembleia dos trabalhadores em transporte. Até o presente momento, não recebeu oficialmente as novas reivindicações abordadas em assembleia geral dos trabalhadores realizada nesta terça-feira, dia 16. Em que pese a necessidade de renegociação de pendências existentes, é importante destacar que ainda estamos operando com restrições de lotação nos veículos, fato que compromete significativamente a receita do sistema de transporte. O SETUF reconhece a importância do diálogo e segue aberto para negociações, a fim de assegurar a continuidade do serviço aos usuários.

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta