Sorocaba recebe mais 10 novos ônibus a partir desta quarta (10), diz prefeitura

Cada ônibus possui capacidade para 90 passageiros

Veículos da Consor serão colocados em seis linhas e devem representar aumento na capacidade de transporte em 4,8 mil lugares, por dia, segundo a prefeitura

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Sorocaba, no interior paulista, informou que a partir desta quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021, entram em operação dez ônibus novos para o  sistema municipal.

Os veículos comprados pela concessionária Consor devem operar em seis linhas: 28 – Mineirão; 31 – Cajuru; 53 – Éden; 55 – Rodrigo; 57 – Guaíba e 62/1 – São Bento 2.

Com a inclusão destes ônibus com pouca quilometragem, a gerenciadora dos transportes da cidade, Urbes (Trânsito e Transporte) informou, por meio de nota, que “serão criadas mais 82 viagens a cada dia, o que representa um aumento na capacidade de transporte em 4,8 mil lugares, por dia”.

Com chassis Mercedes-Benz e carroceria Caio, cada ônibus possui capacidade para 90 passageiros, sendo 39 sentados e 51 em pé, sendo ano 2020, modelo 2021.

Entres os itens de acessibilidade e conforto, estão elevador semiautomático para pessoas com mobilidade reduzida, ar-condicionado e dispõem de dois lugares reservados para cadeirantes, sete para idosos ou gestantes e um para obeso.

Na nota, o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, disse que com esse incremento na frota, Sorocaba passa a contar com 331 ônibus, operando em 111 linhas. O objetivo é alcançar o número de antes da pandemia, de 380 coletivos em circulação.

“O município dispunha de 380, quantidade que foi reduzido para 300 na gestão anterior, durante a pandemia. Nossa meta é, aos poucos, fazer esse número crescer, mas de forma estruturada, com base no aumento da demanda e na disponibilidade financeira”

A Urbes diz que promoveu mudanças em 34 linhas (31% do total), criando 12.130 viagens a mais por dia. A demanda de passageiros nesse primeiro mês do ano subiu 8,68%, passando de 84.270 para 92.275 usuários diários.

“Esse aumento é sinal da confiança do usuário no transporte público. Queremos oferecer um meio de locomoção com qualidade, para mais pessoas, sem nos esquecer de adotar mecanismos para evitar as aglomerações”, prosseguiu o diretor-presidente da Urbes.

Já o prefeito Rodrigo Manga explicou na, mesma nota, que a frota será ampliada gradualmente.

“A iniciativa faz parte da proposta de ampliação gradual da frota, o que tem ocorrido desde o início do ano com a nova gestão pública, a partir do levantamento diário da demanda de passageiros, feito pela Urbes. A ação ganha ainda mais relevância nesses tempos de pandemia da Covid-19, garantindo um transporte público com qualidade”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Cicero teles de Souza disse:

    Transporte coletivo em sorocaba é show , mas aqui em votorantin é muito ruim! E a prefeita recém eleita renovo com eles pra mais 20 anos! Que locura, aho que ela nunca andu de onibus !

Deixe uma resposta