ÁUDIO: Monotrilho da 15-Prata terá 19 novos trens e Ipiranga ganhará nova estação permitindo integração com a 10-Turquesa da CPTM

Baldy em evento na Vila Prudente

Segundo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, os recursos para essas ações já estão garantidos

WILLIAN MOREIRA

A linha 15-Prata de monotrilho, que atende à zona Leste da capital paulista, terá 19 novos trens.

A informação é do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante entrevista para a imprensa nesta terça-feira, 9 de fevereiro de 2021, em resposta a uma pergunta do Diário do Transporte.

Baldy também falou de uma futura integração deste sistema com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

De acordo com o secretário, os recursos para a compra destes trens já estão garantidos e as composições devem ser encomendadas  uando for iniciada de fato a expansão da linha em direção a Cidade Tiradentes, precisando assim da construção de um novo pátio, o da Ragueb Choufi que já está em projeto.

INTEGRAÇÃO COM A LINHA:

Outro assunto abordado  por Baldy é que o monotrilho chegará ao bairro do Ipiranga conectando o sistema à linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra).

Para a integração ocorrer, será construída do zero uma nova estação que dará lugar à existente no local, seguindo o exemplo da estação Tamanduateí também da 10-Turquresa que foi concebida em um projeto unificado e recebe os trens da CPTM e a linha 2 do Metrô .

“Nosso desejo é iniciar o mais rápido possível [a expansão/obra].  Já conseguimos os recursos suficientes para que a gente possa executar esse projeto, executar esta obra aqui de Vila Prudente até Ipiranga, levando o monotrilho da Linha 15-Prata e construir a nova estação Ipiranga seja da CPTM, seja do Metrô de forma integrada.” – disse Baldy que completou que informando que será realizada uma negociação para a compra dos trens de monotrilho.

“Nós também já conseguimos os recursos para estender o monotrilho no seu outro sentido, que os projetos estão sendo analisados, já bem em fase de evolução para construir o Pátio Ragueb  Choufi, a negociação de novos trens, são dezenove novos trens, e extensão da Linha 15-Prata conforme o governador João Doria mencionou em eventos anteriores”.

Essas expansões e obras que já possuem o recurso, também implicaram na decisão anunciada do Governo do Estado de ampliar a estação Vila Prudente para acompanhar a demanda que sairá de 55 mil para quase 90 mil pessoas por dia nos próximos anos.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2021/02/09/com-extensao-das-linhas-2-de-metro-e-15-de-monotrilho-demanda-na-estacao-vila-prudente-vai-subir-para-89-mil-passageiros-por-dia/

Ouça:

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

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Comentários

Comentários

  1. Pensando grande, prometendo o que ainda não é possivel..já que o governo está em austeridade nas contas.

    1. Fabio Almeida disse:

      Pois é! Pra isso e pra publicidade o governo estadual tem dinheiro! Já pra saúde…

  2. Tiago disse:

    Se vai refazer Ipiranga…já deixa no jeito pra receber a Linha 5 no subterrâneo.

    Se bem que é conveniente fazer depois e gastar com duas obras

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