CPTM abre licitação para conceder as estações Jundiapeba, Mogi das Cruzes e Estudantes

Áreas de estações são edificáveis

Em outra concorrência, estatal vai conceder áreas próximas a estações para estacionamento em Artur Alvim, Guaianases, Suzano e Aeroporto-Guarulhos

ADAMO BAZANI

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)publicou nesta sexta-feira, 29 de janeiro de 2021, a licitação para conceder à iniciativa privada as estações Estudantes, Mogi das Cruzes e Jundiapeba, da linha 11- Coral.

A empresa ou consórcio que assumir os espaços terá de fazer repasses mensais e pagar uma outorga à estatal, mas poderá explorar as estações comercialmente e, inclusive, fazer ampliações para uso imobiliário, já que as áreas destas estações são consideradas “edificáveis”.

De acordo com a publicação oficial, a concorrência envolve a concessão de direito real de uso das estações Jundiapeba – JPB; Mogi das Cruzes – MDC e Estudantes – EST da linha 11 – Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos –  CPTM, para exploração comercial de áreas mediante remuneração e encargos para ampliação, construção, administração e manutenção.

O pregão será eletrônico e a sessão pública de conhecimento das propostas foi marcada para 04 de março de 2021.

O início do prazo para envio de proposta eletrônica é 01º de fevereiro de 2021.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 18 de agosto de 2020, a CPTM escolheu proposta da empresa FH1 – Participações e Empreendimentos Imobiliários Ltda no chamamento público para definir o modelo de negócios, remuneração e concessão dos espaços.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/08/18/cptm-aprova-anteprojeto-para-conceder-a-iniciativa-privada-as-estacoes-jundiapeba-mogi-das-cruzes-e-estudantes/

Na ocasião, em nota, a CPTM informou ao Diário do Transporte que a concessão vai resultar em ampliação e reforma das estações.

ESTACIONAMENTOS:

Em outra licitação, também publicada nesta sexta-feira, 29 de janeiro de 2021, a CPTM vai conceder áreas próximas às estações Artur Alvim, Guaianases, Suzano e Aeroporto-Guarulhos, incluindo custos de implantação, administração, operação e manutenção, bem como encargos incidentes sobre as atividades desenvolvidas, visando a exploração comercial de estacionamentos.

Com isso, um dos intuitos é facilitar que as pessoas que morem em áreas mais afastadas cheguem de carro até estas estações e continue viagem de trem em direção ao centro da capital paulista.

Além disso, ao redor de algumas destas estações foram formados centros comerciais e de serviços.

Nesta concorrência, as propostas devem ser conhecidas no dia 01º de março de 2021.

O início do prazo para envio de proposta eletrônica é 01º de fevereiro de 2021.

Veja as publicações oficiais:

Estações Jundiapeba, Mogi das Cruzes e Estudantes

 

Estacionamentos

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta