Aplicativo 4Bus investe em fretamento contínuo para empresas

Ônibus a serviço da 4Bus

Modelo é permitido pelas agências reguladoras. Planejamento de rotas, geração de relatórios e acompanhamento em tempo real das operações estão entre os serviços oferecidos em parceria com as companhias de transporte

ADAMO BAZANI

O aplicativo 4Bus passou a atuar no fretamento contínuo para empresas.

A marca informou que por meio da plataforma B2B (uma abreviação da expressão em inglês business-to-business, que em tradução livre significa algo como “de empresa para empresa”) oferece funcionalidades tecnológicas em conjunto para as companhias de fretados e para as empresas que contratam o fretamento.

Fretamento contínuo é uma atividade que é permitida pelas agências reguladoras, como ANTT, Artesp, EMTU, Detro, Agerba, entre outras, e consiste em viagens regulares com um grupo definido de passageiros para um fim específico, como, por exemplo, deslocamentos de trabalhadores para indústrias, shoppings e escritórios ou de estudantes para escolas e faculdades.

Em nota, um dos fundadores da 4Bus, André Macedo, diz que a tecnologia pode ampliar e tornar mais eficiente o fretamento contínuo podendo chegar a uma “maior economia para a empresa contratante e a uma maior rentabilidade ao transportador”.

Entre os serviços que o aplicativo pode oferecer é acompanhamento em tempo real das operações pelo cliente e transportador, planejamento de rotas alternativas, roteirização com a criação de “rotas inteligentes” e geração automática de relatórios com passageiros por viagens com dados como pontos de parada dos respectivos passageiros vinculados e horário em que o ônibus passará no ponto.

Outra funcionalidade é o alerta de proximidade, que avisa o passageiro quando o ônibus está chegando, evitando que o usuário fique exposto por longo tempo esperando o transporte.

Já o “serviço mensageiro” permite que o empregador ou a empresa de ônibus enviem recados ou mensagens aos passageiros, como por exemplo, em casos de eventuais atrasos, mudança de rota por congestionamentos e/ou acidentes.

O aplicativo ainda tem um controle de embarque feito por código QR-Code, oferecendo ao RH (Recursos Humanos) contratante ou mesmo às empresas de ônibus estatísticas de frequência e assiduidade, além de poder conferir cada embarque o local exato pelo Google Maps.

A empresa relaciona algumas das funcionalidades da tecnologia:

  • Sistema de escala integrado: recurso útil para fazer a gestão de motoristas. Ele controla o início e fim de jornada, reduz perda de tempo entre tarefas ou viagens e calcula km morto x km produtivo;
  • Segurança preventiva: prevenção de possíveis acidentes de deslocamento até o local de trabalho, com controle de embarque e acompanhamento do ônibus em tempo real;
  • Controle de embarque: controle via QR-Code, que oferece ao RH contratante e às empresas de ônibus métricas de assiduidade e frequência. A funcionalidade também permite a conferência do local exato do embarque pelo Google Maps;
  • Serviço mensageiro: recurso utilizado pela contratante ou pela empresa de ônibus para enviar recados ou mensagens aos passageiros. Mudanças de rotas por acidentes ou congestionamentos e eventuais atrasos podem ser comunicados;
  • Alerta de proximidade: o passageiro pode acompanhar a localização do veículo em tempo real e receber um alerta de aproximação. Além de diminuir o tempo de espera no ponto de embarque, consegue ter maior segurança ao esperar o veículo;
  • Rota de volta: a partir do momento em que a rota de ida é planejada e salva, esse recurso da 4bus calcula a volta relativa. O usuário já terá em mãos a nova rota pronta, o que diminui pela metade o tempo de trabalho;
  • Importação e Exportação das Rotas em KML: todas as rotas podem ser importadas ou exportadas para utilização integrada ao Google Earth.

A 4Bus diz que a frota das empresas de fretamento que atuam em parceria chega a 3,4 mil ônibus que atuam em diversas partes do País.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. João Luis Garcia disse:

    Veremos qual será a posição das empresas de fretamento quando essa empresa 4BUS por ventura der um preço em uma indústria ou empresa que ela já trabalhar.

  2. DIEGO disse:

    Não sei se é do interesse dessas empresas de aplicativos, mas ta ai um serviço que poderiam explorar, o fretamento contínuo de funcionários de empresas diferentes mas de uma mesma região. Há muitas reclamações do serviço de transporte público em muitas cidades, principalmente de quem está indo pro trabalho e acaba vez ou outra chegando atrasado no serviço por causa do serviço público ineficiente.

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