Passageiros do Metrô de São Paulo esqueceram mais de 54 mil objetos nos trens e estações em 2020

Posto está localizado na estação Sé, que interliga as linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Foto: Divulgação.

Itens foram recolhidos pela Central de Achados e Perdidos

JESSICA MARQUES

Os passageiros do Metrô de São Paulo esqueceram mais de 54 mil objetos nos trens e estações em 2020. Os itens foram recolhidos pela Central de Achados e Perdidos da companhia.

Ao todo, foram exatamente 54.078 objetos perdidos no Metrô. Contudo, 22,92% dos itens perdidos, ou seja, 12.544 objetos, foram devolvidos para os respectivos proprietários.

O serviço da central possui mais de 45 anos de atendimento. Ao longo de 2020, as cinco estações do Metrô que contabilizaram maior registro de cadastros de objetos perdidos foram: Corinthians/Itaquera, Sé, Jabaquara, Palmeiras/Barra Funda e Santana.

Segundo o Metrô de São Paulo, entre os itens mais deixados pelos passageiros estão os cartões de plástico (bancários e de bilhete único), os documentos (RG, CNH) e pertences pessoais como carteiras, celulares, óculos, chaves, roupas e material escolar.

DEVOLUÇÃO

O passageiro que perdeu algo no Metrô poderá consultar o serviço de “Achados e Perdidos” pelo site, pelo telefone 0800-770 7722 (ligação gratuita) da Central de Informações do Metrô, todos os dias, das 5h à meia-noite, quando os objetos estiverem identificados pelo nome.

Outra alternativa para consultar objetos identificados é solicitar a busca a um funcionário nas estações do Metrô ou, se o passageiro preferir, procurar diretamente o guichê de atendimento da Central de Achados e Perdidos, na estação Sé, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 20h.

Por sua vez, quando o objeto a ser resgatado não possuir identificação pelo nome, o atendimento necessariamente terá que ocorrer na Central de Achados e Perdidos, na estação Sé. Nestes casos, a identificação destes objetos é feita por meio das características fornecidas pelo passageiro, bem como o local, dia e hora aproximada em que ocorreu a perda.

“Todos os objetos recolhidos nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, operadas pelo Metrô, e os da Linha 4-Amarela, que é operada pela ViaQuatro, são encaminhados para a Sé e permanecem no local para devolução por 60 dias. Após esse período, os objetos em bom estado e valores em dinheiro não devolvidos são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Já os documentos são destinados aos respectivos órgãos emissores”, informou o Metrô, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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