Diário no Sul

Transporte coletivo de Porto Alegre (RS) passa por alterações

Ônibus municipal de Porto Alegre (RS). Foto: Divulgação.

Duas linhas estão com mudanças de horário e quatro, com ampliação de oferta

JESSICA MARQUES

O transporte coletivo municipal de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, opera com alterações a partir desta semana.

Segundo informações da Prefeitura, duas linhas de transporte coletivo estão com mudanças de horário e quatro, com ampliação de oferta.

Os usuários podem consultar os horários atualizados no site da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e a localização, em tempo real, no aplicativo do TRI.

A linha Bonsucesso, deferida em caráter emergencial até o dia 31, deixou de funcionar. A linha entrou em operação no início da pandemia devido ao número reduzido de passageiros permitidos à época e a baixa frequência das linhas de ônibus da região, questões que já foram solucionadas.

Ainda segundo a Prefeitura, o transporte está com aumento no número de ônibus e viagens para os moradores do bairro. A EPTC seguirá monitorando o transporte da região.

Confira as alterações no transporte coletivo ao longo da semana:

Linha 1493 Icaraí/Menino Deus – A partir de sábado, 2, o primeiro horário será antecipado das 6h30 para 6h15 no sentido bairro ao Centro, e das 7h08 para 6h53 no sentido Centro ao bairro.

Linha 110 Restinga Nova/Tristeza – A partir de segunda-feira, 4, o horário das 19h no sentido bairro ao Centro passa a ser 19h20min para adequar o tempo de viagem.

Linha 510 Auxiliadora – A partir de segunda-feira, 4, a linha tem uma viagem a mais por dia, às 7h30, partindo do Centro ao bairro. Com isso, o total de viagens passa de 34 para 35, o que resulta em redução do intervalo entre as viagens de 50 para 25 minutos na faixa das 7h no sentido Centro ao bairro.

Linha 397 Bonsucesso – A partir da próxima segunda-feira, 4, a linha terá ampliação de sete viagens por dia, de 119 para 126 viagens, sendo 65 Bairro ao bairro e 61 Centro ao bairro. Com isso, o intervalo médio entre as viagens no conjunto de linhas 397, 3974 e R321 no pico da manhã (das 6h às 9h) será de sete minutos; no entrepico (das 9h às 16h) será de 12 minutos e no pico da tarde (das 16h às 19h30) será de 11 minutos.

Linha 3974 Bonsucesso/Santa Helena – A partir da próxima segunda-feira, 4, a linha terá ampliação de três viagens por dia, passando de sete para 10 no sentido bairro ao Centro. A redução do intervalo entre as viagens da linha 3974 será de 30 para 22 minutos no pico da manhã (das 6h às 9h). O intervalo médio entre as viagens no conjunto de linhas 397, 3974 e R321 no pico da manhã (das 6h às 9h) será de sete minutos. No entrepico (das 9h às 16h), o atendimento é realizado pela linha 397 com intervalo médio entre viagens de 12 minutos. No pico da tarde (das 16h às 19h30min), o atendimento é feito pelas linhas 397 e R321, com intervalo médio entre as viagens de 11 minutos.

Linha R321 Bonsucesso/Parada13 – A partir do dia 4, a linha terá ampliação de sete viagens por dia, de 14 para 21, sendo oito bairro ao Centro e 13 Centro ao bairro. Isso resulta em uma redução do intervalo entre as viagens da linha R321 de 40 para 27 minutos no pico da manhã (das 6h às 9h). O intervalo médio entre as viagens no conjunto de linhas 397, 3974 e R321 no pico da manhã (das 6h às 9h) será de sete minutos. No entrepico (das 9h às 16h), o atendimento é realizado pela linha 397, com intervalo médio entre viagens de 12 minutos. O intervalo médio entre as viagens no conjunto de linhas 397 e R321 no pico da tarde (das 16h às 19h30min) será de 11 minutos.

Com as alterações no conjunto de linhas que atendem a Bonsucesso (397, 3974 e R321), a região passa a dispor de 157 viagens por dia, o que representa um acréscimo de 12% na oferta.

Atualmente, são transportados em média 7.200 passageiros por dia no conjunto de linhas que atendem a Bonsucesso, cerca de 54,5% do número de passageiros transportados no período que antecede a pandemia. O reforço de oferta visa suprir a expectativa de acréscimo de demanda com a desativação da linha de lotação 30.23 Partenon Bonsucesso.

A EPTC segue monitorando a demanda de usuários, promovendo os ajustes necessários gradativamente na prestação dos serviços e buscando alternativas para qualificar o sistema de transporte de Porto Alegre para atender as necessidades de deslocamento existentes no atendimento.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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