Sumaré (SP) aumenta tarifa do transporte coletivo, mas condiciona a melhorias na qualidade da frota
Publicado em: 31 de dezembro de 2020
Tarifa no cartão passará a custar R$ 4,40 a partir de 2 de janeiro de 2021
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de Sumaré, no interior de São Paulo, publicou decreto nesta quarta-feira, 30 de dezembro de 2020, reajustando a tarifa do transporte coletivo municipal.
Pelo decreto, a tarifa pelo cartão eletrônico comum passa para o valor de R$ 4,20, aumento de 22,22%.
Para o Vale-Transporte e no pagamento em dinheiro, o valor será de R$ 4,40.
Desde 28 de março de 2016 a tarifa está fixada em R$ 3,20.
O documento define também que a concessionária do transporte municipal desde 2008, a Viação Ouro Verde, deverá manter a idade média da frota em 06 anos, devendo ainda promover a substituição dos veículos utilizados atualmente para outros equipados com ar-condicionado, WIFI e plataformas elevatórias, que deverão estar instaladas no entre eixos dos ônibus, câmaras internas e externas nos veículos e rastreamentos por GPS on line.
A substituição da frota deverá ocorrer no percentual de 50% a partir da publicação do decreto e os restantes 50% no prazo de 90 dias.
Além disso, caberá à concessionária substituir, adequar, reformar ou implantar as coberturas de parada de embarque e desembarque de passageiros no prazo máximo de seis meses.
Em caso de descumprimento, além de multas, o reajuste da tarifa será revogado.
O novo valor da tarifa entrará em vigor após 72 horas da publicação do Decreto. O que será no dia 02 de janeiro de 2021.
Alexandre Pelegi jornalista especializado em transportes



Absurdo,estamos em crise ,desemprego e esses canálias não pensam na situação
Há cidades menores e com um serviço pior que a passagem vai custar RS 5,00 por exemplo Cabreúva sp
Todos is anos é a mesma história. Cada vez mas os empresários empurram um aumento sem explicação e a população nada faz. Nesta crise que estamos devemos ter cuidado e esse é um tipo de aumento que nem deveria acontecer pois não acompanha o real salário dos Brasileiros. Enfim triste notícia pra população e vem mais aumento por aí com certeza.
Absurdo sobre a passagem esses ônibus velho caindo os pedaços e a gente fica duas horas 3 horas esperando a passar um ônibus
ônibus velhos caindo aos pedaços coisa nenhuma,pesquisa mais sobre os carros antes de falar deles! Você ja ligou na garagem o no Terminal Rodovíario pra saber sobre os hoarios?os onibus não são obrigados a passar no horario que você quer não!
Os onibus demoram pra passar,porque todo ponto todo mundo quer subir e demora de um ponto até o outro pq o motorista tem q ficar combrando passagem.Eles são pagos pra dirigir o onibus,eles tem habilitação pra isso,não pra cobrar passagem,Isso que é um absurdo