Terminal São Bento do BRT de Sorocaba tem pista e instalação de estruturas metálicas concluídas

Segundo terminal da região norte avança, e construção do Corredor Ipanema já está 80% finalizada

ALEXANDRE PELEGI

Em comunicado enviado ao Diário do Transporte, a Concessionária BRT Sorocaba informa o avanço nos serviços de implantação do Terminal São Bento (TSB).

O local já possui pista de tráfego e 77 toneladas de estruturas metálicas concluídas.

Com 3.787 m² de área construída, o além das etapas que estão prontas, já estão em fase final as obras de instalações hidráulicas, alvenaria e a instalação de piso.

A equipe de engenharia do Terminal São Bento iniciará nos próximos dias a construção das plataformas de embarque/desembarque.

Manoel Ferreira, Diretor de Operações da Concessionária BRT Sorocaba, conta o Terminal São Bento servirá de apoio ao Corredor Ipanema que se conectará ao Corredor Itavuvu, primeiro corredor do sistema BRT, e também as linhas alimentadoras que circulam nos bairros próximos. “Este é o segundo dos três terminais (São Bento, Vitória Régia e Vila Nova Manchester) que estamos entregando”, afirma.

CORREDOR IPANEMA

Além do Terminal São Bento, a região norte acompanha a implantação do Corredor Ipanema, com 80% das obras concluídas. No momento as obras concentradas na execução do pavimento flexível (asfalto), estruturas metálicas e início dos acabamentos das 10 estações situadas ao longo da Avenida Ipanema.

Tendo como foco a sustentabilidade, princípio fundamental de todo sistema BRT, no Terminal São Bento também terá o uso de energia limpa com as placas fotovoltaica no terminal e estações, reutilização de água da chuva para jardinagem e limpeza, iluminação de LED. Já o Corredor Ipanema contará com conforto térmico nas estações.

PROJETO BRT SOROCABA

Sistema de mobilidade urbana moderno cuja proposta é oferecer conforto, segurança e eficiência, com deslocamentos mais rápidos do que os atuais, o BRT permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus.

Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes.

No total são 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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