Em operação no Ceará, ANTT apreende ônibus clandestino para São Paulo e lacra duas agências

Estabelecimentos comercializavam vendas de passagens para veículos sem autorização da Agência

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes em Terrestres (ANTT), em mais uma etapa da Operação Pascal, realizou uma ação de combate ao transporte clandestino em Tauá, no interior do Ceará, na manhã desta quinta-feira, 17 de dezembro de 2020.

Na operação, os fiscais apreenderam um ônibus com destino a São Paulo.

Os fiscais da autarquia federal lacraram ainda dois estabelecimentos de vendas de passagens para vendas de veículos sem autorização da ANTT (clandestinos) para operar no transporte interestadual.

Além de não possuir autorização para realizar o serviço de transporte, o veículo estava com extintor vencido desde 2015, para-brisas trincado além do permitido, ausência de faixas refletivas e outras irregularidades.

USO INDEVIDO DE NOME E PINTURA:

Além da não autorização para operar, o proprietário de um dos veículos apreendidos teria cometido outra irregularidade: o uso indevido de identidade visual de uma empresa legalizada com sede no Sul do País.

A empresa Rio Grande Turismo, de Rio Grande do Sul, vendeu o ônibus em 30 de abril de 2020 para uma pessoa de Uberlândia (MG)] que prometeu descaracterizar o veículo, o que segundo a companhia, não foi feito.

A Rio Grande Turismo esclareceu que não é mais proprietária do ônibus apreendido, que não tem relação com a apreensão, que é devidamente legalizada e elaborou um boletim de ocorrência contra o comprador, podendo também tomar as medidas judiciais cabíveis.

OPERAÇÃO PASCAL

Desde que iniciou a Operação Pascal em 2020, a equipe de fiscalização da ANTT já lavrou 2560 autos de infração contra o transporte clandestino, gerando um impacto de mais de R$ 3,5 milhões.

Foram ainda realizadas 1.230 apreensões de veículos até agora, direcionando para o transporte regular aproximadamente 36.900 passageiros.

IMAGENS DA OPERAÇÃO, ENVIADAS PELA ANTT:


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Comentários

  1. Juscelino disse:

    Eu paga uma porrada de coisas e seu fulano ganhando com a cara. Apreender e colocar pra leilão esses carros

Deixe uma resposta