Evento “ANTP Café” abre série de encontros com presença dos prefeitos de Campinas e São José dos Campos

Encontros debaterão a importância do transporte público para a vida das cidades. (Foto: Alexandre Pelegi)

Que desafios os novos prefeitos vão enfrentar a partir de janeiro de 2021?

Mais importante ainda: como irão atuar para resolver a maior parte deles, principalmente aqueles mais sensíveis para a maioria dos habitantes de sua cidade?

A questão da mobilidade urbana sem dúvida é um dos desafios mais complexos que estarão à espera dos novos prefeitos e prefeitas em busca de saídas.

Como resolver a situação de empresas que, em pleno contrato de concessão, apresentam grave desequilíbrio econômico, com receitas muito distantes das despesas que precisam honrar?

É possível redefinir contratos diante da queda acentuada do número de passageiros, situação em muito piorada devido à pandemia de Covid-19?

Numa realidade esperada em que muitas pessoas continuarão a evitar o transporte coletivo, como proceder para garantir segurança aos que não têm outra opção, e ao mesmo tempo manter o sistema saudável e com boa qualidade?

Como estimular as pessoas a voltar aos ônibus, e como convencê-las de que esta é uma opção segura, saudável e de boa qualidade? Isso é possível?

O uso da tecnologia como forma de baratear custos, estimular a integração entre diferentes modos, e garantir um melhor acesso à cidade é uma solução possível em curto prazo?

Como os prefeitos podem atuar organicamente para de forma colaborativa com outros setores promover uma cidade com mais competividade e, ao mesmo tempo, com custos razoáveis para a locomoção de seus cidadãos?

Nova realidade exige novas saídas e soluções…

Para ajudar a mapear e organizar formas de resolver temas relevantes e atuais da mobilidade urbana criamos o “Antp Café”. A ideia é reunir gente do setor, especialistas, gestores e representantes municipais para apresentar de forma objetiva soluções práticas para que o transporte público de qualidade e eficiente possa ser alcançado.

Para mapear o atual estado da situação da maioria das prefeituras do país reuniremos inicialmente nesta quarta-feira, 09 de dezembro às 15h, dois prefeitos de importantes cidades – Campinas (Jonas Donizette, atual presidente da FNP) e São José dos Campos (Felício Ramuth, vice-presidente de mobilidade urbana da FNP) – para que falem sobre suas experiências no setor e o que imaginam que as novas gestões municipais enfrentarão a partir de 2021.

Além das questões acima, sem dúvida outros pontos estarão na pauta deste encontro.Com a participação especial de Cláudio de Senna Frederico, engenheiro e vice-presidente da ANTP, o encontro será gratuito e aberto a todos por meio do canal do Youtube da ANTP.

A apresentação será do jornalista Alexandre Pelegi, do Diário do Transporte.

Claudio destaca que “mais do que se tornar apenas um dentre os inúmeros webinars sendo oferecidos este ano, o Café ANTP será um instrumento para atrair frequentadores fiéis dos que trabalham nas diversas partes da Mobilidade Urbana. Um endereço em que poderão passar para obter informações práticas e úteis. Para que o café se torne um hábito e um ponto de referência, as suas palestras se repetirão a cada mês sempre avançando na mesma área de conhecimento de mobilidade”.

Para participar, bastará se inscrever gratuitamente (veja o link abaixo) e ou assistir ao vivo na data e hora divulgada ou baixar a gravação completa no canal do Youtube da ANTP.

Claudio completa, afirmando que não se pretendem discussões, webinars ou teorizações, “mas sim, como nos bons encontros para café, experiências práticas oferecidas por mãos amigas. Quem sabe se não será lá que surgirá aquele argumento ou ponderação que faltava para obter os recursos para seus problemas em sua cidade?”.

Além do ou dos palestrantes convidados haverá um entrevistador e um moderador da ANTP para estimular as apresentações na direção de responder a perguntas específicas.

Com apoio da empresa de tecnologia Transdata, o ANTP Café é apoioado institucionalmente pela Mercedes-Benz do Brasil; FNP – Frente Nacional de Prefeitos; Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana; NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos; FABUS – Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus; e ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO:

https://zoom.us/webinar/register/WN_hmMfSpGXQoajLqg7tQNC1w



 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta