CPTM dá início ao serviço Expresso Aeroporto a cada hora e com redução de tarifa

Inauguração do serviço reformulado foi feito durante a entrega do quinto trem chinês da série 2500. Foto: Diário do Transporte.

Serviço foi de R$ 8,80 para R$ 4,40, ligando a Estação da Luz às proximidades do Aeroporto Internacional de Guarulhos

JESSICA MARQUES

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deu início nesta terça-feira, 1º de dezembro de 2020, ao serviço Expresso Aeroporto. Agora, a operação está sendo realizada a cada hora e com redução de tarifa.

Conforme já noticiado pelo Diário do Transporte, o serviço foi de R$ 8,80 para R$ 4,40, ligando a Estação da Luz às proximidades do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O valor é o mesmo das passagens das demais linhas da CPTM.

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“Nós fizemos uma reformulação durante a pandemia em uma operação monitorada. A Linha 13, pela baixa demanda, fruto do isolamento e distanciamento social, fez parte dessa reformulação. Quando observamos que a demanda veio crescendo entre os meses de agosto, setembro, outubro e novembro, nós retomamos o Expresso Aeroporto”, afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

“O serviço que é prestado a cada hora, com uma redução na tarifa de R$ 8,80 para R$ 4,40, beneficiando quem vem de Guarulhos para São Paulo trabalhar e quem vai para Guarulhos, especialmente para o aeroporto”, disse também.

De acordo com o secretário, a redução do valor da tarifa tem como objetivo para poder proporcionar a todos que conheçam a Linha 13-Jade.

“Aqueles que trabalham em Guarulhos, vêm para São Paulo, com reformulação também nas paradas. Aqui quem sai da Luz para na Estação Cecap e Estação Guarulhos-Aeroporto. Quem vem do Aeroporto Internacional de Guarulhos ou da estação para na Estação Cecap, Brás e vem até a Estação da Luz, final. O trajeto total entre Luz e Aeroporto é de 30 a 35 minutos e vice-versa”, disse Baldy.

O Expresso Aeroporto vai circular apenas entre as estações Luz e Aeroporto-Guarulhos. O serviço não fará parada na Estação Brás, como o Connect, que está suspenso por tempo indeterminado.

“Essa reformulação foi feita de acordo com a visão da área de operações. O que era possível atender, as plataformas, para que a gente faça com qualidade. Nos horários de pico, a parada no sentido inverso, na Luz, sentido Guarulhos, poderia comprometer a operação e, pelo número de plataformas, fazer com que passageiros entrassem no trem da Linha 13-Jade sendo que ele iria nas Linhas 11 ou 12, provocando um tumulto e um processo de desinformação”, justificou o secretário.

NOVO TREM

A inauguração do serviço reformulado foi feito durante a entrega do quinto trem chinês da série 2500. A promessa é de entregar até o fim do ano o total de oito composições.

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LOTE DE TRENS

Cada trem possui as seguintes características:

– Salão contínuo (não há divisão entre os carros, popularmente chamados de vagões);
– Espaços para bagagens;
– 170 metros de comprimento;
– Ar-condicionado;
– Monitoramento com câmeras na parte externa e interna;
– Monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços;
– Reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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