BlaBlaCar registra crescimento semanal de 50% nas vendas de passagens de ônibus e quer comercializar quase um milhão de viagens até o fim de 2021

Foto: Otavio Felipe Balbinot / Ônibus Brasil

Empresa já firmou parceria com mais de 45 companhias de ônibus rodoviários regulares, sendo que 16 delas já com disponibilidade para vendas na plataforma

ADAMO BAZANI

A plataforma tecnológica BlaBlaCar divulgou nesta terça-feira, 01º de dezembro de 2020, que tem registrado por semana crescimento entre 40% e 50% nas vendas de passagens de ônibus.

Como mostrou o Diário do Transporte em primeira mão no dia 04 de março de 2020, a empresa anunciou as primeiras parcerias com as companhias de ônibus rodoviários regulares.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/03/04/aplicativo-de-caronas-blablacar-e-empresas-de-onibus-firmam-parceria/

Ainda de acordo com comunicado desta terça-feira, a BlaBlaCar diz que a estimativa é chegar a 950 mil passagens vendidas até o final de 2021 e alcançar R$ 84 milhões em vendas já no primeiro ano de operação.

Segundo a empresa, atualmente são mais de 45 companhias de ônibus rodoviários regulares com passagens vendidas pelo aplicativo, entre elas Eucatur, Viação Ouro e Prata, Grupo Itapemirim, Santa Cruz, Viação Garcia e Expresso Nordeste, que acabou de se juntar à plataforma.

Na nota, o diretor-geral da BlaBlaCar no Brasil, Ricardo Leite, disse que a tendência é que as plataformas tecnológicas de transportes se tornem cada veza mais multimodais.

“O Brasil é o terceiro maior mercado para a BlaBlaCar dentre os 22 países atendidos, mas ainda conta com uma grande demanda reprimida em diversos trechos, o que é facilmente solucionado pela oferta de passagens de ônibus. Ao nos tornarmos multimodais, traremos mais opções aos usuários com a oferta dos dois meios complementares”, disse.

Em relação às caronas, a empresa divulgou também nesta terça-feira, 01º de dezembro de 2020, que em cinco anos de atuação no Brasil alcançou a marca de oito milhões de usuários, registrando a oferta de 48 milhões de assentos desde seu lançamento.

Apesar da pandemia de Covid-19, a BlaBlaCar diz que os números estão sendo positivos.

Mesmo com a conjuntura desfavorável para o setor de viagens devido à pandemia, a empresa manteve suas operações de forma consciente desde meados de março e sustentou bons números em sua plataforma, com aumento no número de usuários. Apenas em novembro, foram cerca de 1,1 milhão de assentos oferecidos durante as três primeiras semanas do mês.

Na nota, a empresa ainda traz alguns números:

Perfil dos usuários

  • Usuários com até 25 anos e de 30-50 anos foram predominantes no uso do aplicativo.
  • 51% dos passageiros são homens e 49% dos passageiros são mulheres.
  • Entre os condutores, há predominância da faixa dos 30-50 anos.

Principais motivos de uso da plataforma em 2020 (janeiro-junho)

  • Visitar pessoas em outras cidades foi o principal motivo dos usuários durante a pandemia, citado por 51% deles.
  • Em 2º lugar estão as viagens a trabalho, citado por 27%.
  • Já as viagens com finalidade de estudos e lazer tiveram índices baixíssimos devido à pandemia e orientações de isolamento social. Os trechos para estudos foram citados por cerca de 2% dos usuários e os trechos para lazer por 4% (um número bem inferior ao período pré-crise, onde as viagens a lazer chegaram a representar, em janeiro, 19% dos trechos percorridos).

Top 5 cidades com o maior número de caronas

  1. São Paulo
  2. Rio de Janeiro
  3. Porto Alegre
  4. Florianópolis
  5. Curitiba

Top 5 rotas mais percorridas (agosto-outubro 2020)

  1. Florianópolis <> Porto Alegre
  2. Cabo Frio <> Rio de Janeiro
  3. Distrito Federal <> Goiânia
  4. Caraguatatuba <> São Paulo
  5. Aracaju <> Salvador

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Fladimir Prescinoto Candido disse:

    Olá… para o interior de São Paulo, também têm?

  2. Alfredo disse:

    Se a empresa trabalha com empresas regulares, então está tudo certo

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