História

HISTÓRIA: Terminal Tietê, movimentação em 2002 e 2003

Tecnobus de dois eixos da "Nossa Senhora da Penha" e logo atrás, CMA da Viação Cometa

Variedade de modelos e empresas mostra como os transportes mudam

ADAMO BAZANI

Como o tempo passa. A frase pode parecer chavão, mas é uma verdade.

Quantos preenchiam uma data com 19XX e tiveram de se adaptar para 20XX.

Parece que foi ontem, outro chavão que é verdadeiro, mas em 2020, ao olhar para o início do milênio, é possível perceber como muita coisa muda.

Nos transportes, um setor dinâmico e que acompanha as transformações da sociedade e da tecnologia, às vezes parece que as mudanças são mais rápidas ainda.

Modelos de ônibus, pinturas e empresas que ainda estão “frescos” na memória, desaparecem das ruas.

Dois vídeos, realizados em 15 de novembro de 2002 e em 2003, por Nícolas Gordiano, nas imediações do Terminal Rodoviário do Tietê, na zona Norte da Capital Paulista, traz empresas, pinturas e modelos que ficaram na saudade.

É o maior terminal rodoviário da América Latina e um dos maiores do mundo. Numa época em que se herdava ainda um pouco da diversidade da indústria de ônibus, imagine a diversidade.

A dobradinha do CMA da Viação Cometa com o Tribus da Viação Itapemirim, os ônibus de dois andares da Viação Ouro Verde, os Busscar Panorâmico DD da 1001, o DD Geração Seis Marcopolo da Viação Cometa, empresas como São Cristóvão, Cidade Azul e São Geraldo (comprada pela Gontijo); além dos monoblocos “compridões” O 400RSL da Pássaro Marron e Litorânea, bem como o Tecnobus da Penha são alguns dos exemplos que podem ser desfrutados nas imagens.

Acompanhe e ser for compartilhar, não faça só com o vídeo, mas mande o link do texto junto, porque imagem é legal; com informação é ainda melhor.

 

2

2003:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Marcos Almeida disse:

    Impressionante como que na época desse vídeo a carroceria Busscar imperava no mercado.

Deixe uma resposta