Fretadão expande operação para Minas Gerais e Goiânia e prevê crescimento de 280% em 2020

Com a pandemia, uso dos fretados aumentou, como opção de transporte para funcionários de centros de distribuição e logística de e-commerce. Foto: Divulgação.

Startup de tecnologia atua com gestão de ônibus fretados por aplicativo

JESSICA MARQUES

O Fretadão, startup de tecnologia para gestão de transporte fretado por aplicativo, anunciou nesta sexta-feira, 13 de novembro de 2020, a expansão da operação para Goiânia, dois meses depois do início da atuação em Minas Gerais.

A empresa informou ainda que tem perspectiva de encerrar o ano de 2020 com crescimento de 280% com relação a 2019. O Fretadão atua também em São Paulo, no Rio Grande do Sul, no Pará e no Distrito Federal.

Em Minas Gerais, são 16 linhas de fretados que atendem mais de 600 passageiros, segundo a startup. No estado, os fretados cobrem a região metropolitana de Belo Horizonte, passando pelos municípios de Sarzedo, Ibirité, Betim, Contagem e Esmeraldas.

Conforme informado por meio de nota, a chegada a Minas Gerais foi por meio de um contrato firmado com uma empresa de logística, que atende as demandas de transporte de funcionários de uma grande companhia de e-commerce.

“Nesse processo, a participação do Fretadão é fazer a gestão de ponta a ponta do transporte fretado dos funcionários que atuam no centro de operação do e-commerce e eventuais usuários avulsos, para que as 10 linhas de fretados sejam organizadas de uma maneira eficiente, otimizando o trajeto dos passageiros da região, que subiram de 50 para mais de 400 em apenas um mês. Entregamos um transporte eficiente, adequado às necessidades das empresas e pensado para melhorar a qualidade de transporte de todas as pessoas envolvidas, tanto os passageiros quanto os RHs das companhias”, afirmou o CEO do Fretadão, Antônio Carlos.

EXPANSÃO EM 2021

Lançado em 2014, na cidade de São Paulo, o Fretadão transporta diariamente mais de 8,3 mil passageiros, entre público em geral e colaboradores de 36 empresas clientes.

No total, 411 linhas de fretados realizam cerca de 410 viagens por mês no Distrito Federal e em mais quatro estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pará. Em 2021, os planos de expansão continuam, com perspectiva de crescimento na ordem de 400% em malha de atendimento para empresas.

TECNOLOGIA

O Fretadão possui uma tecnologia própria de rastreamento, controle de acesso e de escala dos veículos, e dispositivo IoT embarcado, responsável pela comunicação entre o ônibus, a plataforma de controle da empresa e o aplicativo do usuário.

De acordo com a empresa, o roteirizador tem como base o endereço de origem e de destino dos usuários, com capacidade de desenhar as melhores rotas a serem seguidas pelos motoristas, diminuindo a ociosidade dos veículos.

“É possível, ainda saber qual passageiro embarcou e onde, além de identificar usuários de empresas ou avulsos. O dispositivo IoT possibilita identificar se o motorista desvia da rota, faz uma curva em alta velocidade ou freia bruscamente”, detalhou Antônio Carlos, também em nota.

Leia também:

ENTREVISTA: Aplicativos auxiliam setor de fretamento a crescer em meio à crise, diz CEO do Fretadão

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Lindomar disse:

    Mais uma vez a tecnologia chega para dar uma sacudida num mercado jurássico e gerar riqueza e qualidade de vida pra todo mundo.

Deixe uma resposta