Informe publicitário

Mercedes-Benz é a Empresa do Ano no Prêmio AutoData

O top de linha da Mercedes-Benz entre os ônibus rodoviários, o modelo O 500 RSDD 8x2, foi o vencedor do ano na categoria Veículo Ônibus

A Mercedes-Benz do Brasil é a Empresa do Ano no Prêmio AutoData “Melhores do Setor Automotivo 2020”. Esta é uma das principais iniciativas de reconhecimento do setor automotivo no País, que leva em conta aspectos como gestão, inovação, tecnologia, qualidade, produtos e outros quesitos.

Essa expressiva conquista foi anunciada ontem, 9 de novembro, em evento on line que concedeu mais três importantes premiações à Empresa. Ela também foi vencedora das categorias Inovação Tecnológica/Montadoras, com o MirrorCam do Novo Actros; Veículo Ônibus, com o chassi O 500 RSDD Full Safety Package; e em Gestão/Montadoras, com o case Fazenda Urbana. A partir de quatro finalistas por categoria, indicados por jornalistas do Grupo, foram mais de 8 mil votos dos leitores da Agência AutoData, da revista AutoData e dos participantes do Congresso AutoData Perspectivas 2021, que elegeram o vencedor de cada uma das 23 categorias.

O prêmio entregue à Mercedes-Benz do Brasil reflete o posicionamento da Empresa como a mais inovadora e a mais avançada em tecnologia 4.0 na indústria brasileira do setor. Esse processo teve início com a Linha de Caminhões 4.0 em 2018, seguida pela Linha de Cabinas em 2019 e Linha de Ônibus em 2020. O próximo passo é tornar as linhas de agregados, como motores, câmbios e eixos, também 4.0, trazendo mais ganhos de eficiência, flexibilidade e produtividade para a Empresa, acelerando assim o atendimento aos clientes da marca.

“Mesmo num período tão desafiador de recuperação da economia e de enfrentamento da pandemia, não deixamos de acreditar no País, pensando também nos nossos colaboradores, parceiros, clientes e na sociedade como um todo”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Nesse sentido, seguem mantidos o investimento de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022 em produtos como o Novo Actros, em tecnologias, serviços de conectividade, na modernização das fábricas de caminhões e ônibus 4.0 e sua integração em nossa rede produtiva global”.

Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina

Karl Deppen destaca ainda que o Prêmio AutoData tem um significado muito especial porque é resultado da avaliação e indicação de jornalistas especializados juntamente com a votação de leitores e congressistas da AutoData. Ou seja, um público que conhece profundamente o setor e que escolheu a Mercedes-Benz como referência empresarial e também de inovação e tecnologia em caminhões e ônibus. “Fico feliz com o reconhecimento do trabalho de nossos colaboradores, concessionários, fornecedores e parceiros. A premiação nos motiva a valorizar ainda mais o apoio dos clientes para quem trabalhamos diariamente a fim de entregar as melhores soluções”.

MirrorCam do Novo Actros é premiado pela inovação tecnológica

Entre as inovações tecnológicas que o Novo Actros trouxe para o mercado brasileiro destaca-se o MirrorCam, sistema que substitui os retrovisores convencionais por câmeras digitais, fazendo desse Mercedes-Benz o primeiro caminhão sem retrovisor externo do Brasil. Este case foi vencedor da categoria Inovação Tecnológica/Montadoras no Prêmio AutoData 2020.

“Vencer em uma categoria de Inovação é muito especial. Inovando com tecnologias como o MirrorCam, o Novo Actros é o primeiro caminhão digital do mercado brasileiro e o mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com essa inovação e todo o seu pacote de tecnologias, damos um novo sentido ao termo Transporte Responsável, que é o de pensar na segurança e na economia de combustível, que, como consequência, tem impacto positivo no meio ambiente, contribuindo assim para o início de uma transformação em todo o ecossistema de transporte”.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

Esse modelo extrapesado também traz para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que são de série, evitam acidentes e protegem vidas, como os Assistentes Ativo de Frenagem (ABA 5 – único do mercado que identifica veículos, pedestres e objetos à sua frente e freia sozinho, caso o motorista não tome a ação necessária), Ponto Cego, Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP. Além disso, oferece os já conhecidos Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.

O 500 RSDD com pacote de segurança é o Veículo Ônibus do ano

O top de linha da Mercedes-Benz entre os ônibus rodoviários, o modelo O 500 RSDD 8×2, foi o vencedor do ano na categoria Veículo Ônibus do Prêmio AutoData. A conquista se deve ao pacote de segurança que agrega mais valor ainda ao veículo, que já é referência de mercado em conforto e segurança para os passageiros, motoristas e demais veículos da estrada.

O chassi O 500 RSDD 8×2 com freio a tambor já pode ser equipado com piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência (AEBS) e sistema de aviso de faixa (LDWS), solução até então disponível para os modelos O 500 RS 1836 4×2 e RSD 2436 6×2 com freio a disco e freio a tambor.

O ACC e o AEBS mantêm uma distância segura do ônibus em relação ao veículo à frente. O próprio sistema acelera e freia automaticamente. Com isso, reduz o risco de acidentes, alivia o stress do motorista e oferece mais segurança em situação de neblina.

“Nosso O 500 RSDD, assim como o Novo Actros, vencedores do Prêmio AutoData, trazem avançadas tecnologias de segurança que reforçam nosso compromisso permanente com o Transporte Responsável”, afirma Roberto Leoncini. “Estamos muito orgulhosos por essa premiação, que nos motiva a seguir inovando. Temos que nos reinventar a cada dia. A pandemia acelerou essa tendência. Vamos em frente. Esperamos um 2021 com muitos desafios, mas um ano melhor que 2020 para todos nós e para o Brasil, a gente precisa disso”.

Fazenda Urbana é case de sucesso de gestão

A Mercedes-Benz também foi destaque no Prêmio AutoData 2020 na categoria Gestão/Montadoras, com o case Fazenda Urbana, projeto realizado em parceria com a BeGreen, startup mineira que, desde 2014, dedica-se a produzir alimentos de forma sustentável.

Em sintonia com sua busca constante pela inovação, sustentabilidade e pelo bem-estar dos colaboradores, a Mercedes-Benz do Brasil e a BeGreen criaram a primeira Fazenda Urbana instalada dentro de uma indústria no mundo. Localizada na fábrica de veículos comerciais de São Bernardo do Campo, em São Paulo, a produção de verduras é 100% livre de agrotóxicos para consumo nos restaurantes da Empresa.

A iniciativa inédita de plantar hortaliças em um parque fabril dedicado à produção de caminhões e ônibus tem como foco principal proporcionar uma alimentação de mais qualidade aos colaboradores.

Além disso, a Fazenda Urbana permite que a Mercedes-Benz contribua ainda mais com a preservação do meio ambiente. Isso porque a produção na estufa, ao lado do restaurante da Empresa, elimina o desperdício de alimentos durante o transporte e tem zero emissão de CO2. O projeto reúne vários pilares que norteiam todas as atividades do Grupo Daimler, como inovação, sustentabilidade, saúde e responsabilidade social.

Centro de Testes de Iracemápolis também foi premiado

Uma iniciativa que tem a parceria da Mercedes-Benz também ganhou reconhecimento no Prêmio AutoData. A Bosch venceu a categoria Inovação Tecnológica/Fornecedores com o case Centro de Testes Veiculares.

No final de 2019, as duas empresas juntaram-se para a criação de um moderno Centro de Testes Veiculares no Brasil, que permitirá a realização de ensaios com caminhões, ônibus, automóveis, comerciais leves, motos e máquinas agrícolas. O empreendimento está sendo construído no Campo de Provas da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), o maior do Hemisfério Sul para veículos comerciais, que alcançará, assim, um importante marco de expansão em sua trajetória de quase dois anos de atividades.

Com pistas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias, esse Centro facilitará o desenvolvimento, por exemplo, de veículos equipados com os modernos sistemas de assistência ao condutor, que proporcionarão uma mobilidade livre de estresse e acidentes. Com essa parceria, Mercedes-Benz e Bosch se preparam cada vez mais para os veículos do futuro, realçando sua importância como players globais em engenharia e desenvolvimento tecnológico.

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta