Alstom fecha contrato para fornecer 66 bondes Citadis para Casablanca, no Marrocos

Outras 22 podem ser adquiridas para as linhas 3 e 4 do sistema na cidade marroquina

WILLIAN MOREIRA

A fabricante de equipamentos ferroviários Alstom, anunciou nesta quinta-feira, 05 de novembro de 2020, a venda de 66 bondes do modelo Citadis X05 para a cidade de Casablanca no Marrocos.

O contrato firmado é de 130 milhões de Euros, prevendo outros 22 bondes adicionais para as linhas 3 e 4, com inauguração prevista para 2023.

Em operação desde dezembro de 2012, o sistema de bondes de Casablanca com as linhas 1 e 2, teve um aumento de 220 mil passageiros por dia na rede, registrado em 2019. Por este motivo se faz necessário a ampliação do sistema que irá ampliar em 26 quilômetros as linhas.

Quando entrarem em funcionamento, os Citadis vão transportar até 630 passageiros. Cada veículo tem piso baixo total, 12 portas laterais e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, equipando a cidade marroquina com o que há de mais moderno.

Estes bondes são fabricados em Barcelona, na Espanha. A fabricação é feita em parceria com empresas localizadas em outros pontos da Europa como em Getafe, também na Espanha, e Charleroi, na Bélgica.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta