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Grupo Moreira de Transportes amplia vendas de passagens rodoviárias com plataforma Luna da Praxio

“Hoje através das conexões, com apenas alguns cliques, conseguimos transportar os clientes da origem ao destino, independente da empresa do grupo que opera a linha.”

Entenda como o Grupo Moreira migrou a venda de passagens rodoviárias para um ambiente leve, em nuvem e que integra todas as vendas das empresas do grupo tanto pela Internet, quanto pelas 250 agências de vendas físicas.

Descubra como a plataforma de venda de passagens Luna da Praxio, ampliou as vendas e melhorou o relacionamento com os clientes das empresas do grupo, possibilitando ofertar trechos das linhas intermunicipais e interestaduais de forma interligada e simples;

Inspire-se nesse caso de sucesso que enxugou processos, minimizou retrabalhos, otimizou o uso da mão de obra numa grande mudança de paradigmas e cultura interna em busca de competitividade e melhor entrega aos clientes.

Sobre o Grupo Moreira:

O Grupo Moreira é composto pelas empresas: Empresa Moreira, Araguatur Viagens e Turismo, Moreira Cargas, Tocantins Transporte e Turismo e Expresso Transporte, está há quase 70 anos no mercado de transporte de passageiros e operando serviços de linhas intermunicipais e interestaduais, fretamento e cargas.

A empresa goiana transporta cerca de 1 milhão de passageiros ao ano, com frota de 100 veículos que operam em cerca de 40 linha distribuídas em Goiás, DF e mais oito Estados.

Emprega mais de 300 trabalhadores diretos e em torno de 1.000 empregos indiretos ligados a venda de passagens.

Abaixo, você vê o resultado do bate-papo que tivemos com Leandro Moreira, Diretor Comercial do Grupo Moreira.

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Desafios:

Quais eram as dificuldades que o Grupo Moreira encontrava antes de conhecer a Plataforma Luna para a gestão da venda de Passagens?

Antes da Praxio, nossos sistemas eram mais simples e já não suportavam nossa operação de vendas de passagens que necessita do controle efetivo das 4 empresas do Grupo. Nossa maior dificuldade era a amarração financeira que o sistema deixava em aberto. Eu tinha que trabalhar as informações das vendas das diferentes empresas e seus trechos distintos (nas mais de 200 agências) de forma separada e precisava consolidar tudo manualmente. O fechamento do caixa era muito trabalhoso e me faltava informação e segurança nos dados. Hoje vejo claramente que perdíamos possibilidades de vendas e produtividade.

Percebemos que precisávamos de uma tecnologia capaz de acompanhar o movimento de crescimento que já estávamos vivendo há algum tempo. Incomodava perceber processos ainda muito manuais e reféns de planilhas. Foi quando, em meados de 2019, começamos a entender as possibilidades de inovação e adequações da nossa rotina a este mundo de T.I e sistemas.

Como foi esse processo de pesquisa e qual foi o fator decisivo pela Plataforma Praxio Luna?

Buscávamos uma tecnologia capaz de evitar retrabalho, enxugar processos otimizando nossa mão de obra e, consequentemente, otimizando custo. Enxergamos a necessidade de uma grande mudança de cultura que se fazia urgente. Como eu disse, vínhamos de outro sistema de venda, uma ferramenta mais simples que não atendia a nossa necessidade e não atendia onde queríamos chegar como empresa.

Conversamos com diversas operadoras do setor e pesquisamos cerca de 5 softwares de vendas e o que chamou a atenção na Plataforma Luna, além dos recursos específicos para a gestão da venda de passagens, foi o fato da integração nativa com o ERP da Praxio, um software que também estávamos buscando.  Optamos pela contratação das duas soluções da Praxio, que me possibilitou amarrar toda a operação das 4 empresas: Da venda das passagens (na Plataforma Luna) até a escrituração final no ERP Siga-i.

Durante o processo de pesquisa também chamou a atenção a questão de suporte e feedback que as empresas tinham para com a Praxio. Escutamos isso de todas empresas que conversamos. Hoje vemos de uma forma muito positiva essa realidade que vivemos, porque como cada uma das nossas 4 empresas tem realidades e processos distintos, o suporte vem nos ajudando com toda a demanda que abrimos.

Solução e Resultados

Você fala bastante sobre a operação das 4 empresas que agora acontece de forma integrada. Para você, esse é o maior diferencial da Plataforma entre os concorrentes?

Sem dúvida, mas não é o único. Com a Plataforma Luna, as nossas vendas nos guichês, ou vindas pela internet, das diferentes empresas ainda acontecem de forma separada (com suas especificidades), mas tenho o caixa consolidado e com as informações financeiras e gerenciais que preciso. E, a integração com o ERP Praxio permite que a escrituração aconteça automatizada e segmentada por CNPJ. Ganhamos muito tempo nessa operação, deixamos de duplicar processos, além da certeza de informações precisas e confiáveis.

Outro ponto é que a Plataforma Luna me deu a condição de trabalhar a venda das conexões e trechos das 4 empresas do Grupo de forma interligada e isso otimizou muito a venda dessas possibilidades que ficavam meio escondidas, sobretudo para o agente de vendas.

Agora, a visualização de todas as conexões que o grupo pode oferecer para o passageiro é muito simples e fácil. Também a forma que o sistema oferece de gerenciar todo o processo na nuvem com agilidade e segurança na informação é muito tranquilo. Eu consigo ter a informação de forma clara, otimizando meu tempo para decisões com mais segurança.

Voltando a questão das conexões, hoje com a integração das empresas, vimos que houve, por parte do agente de venda terceirizado, um interesse maior na nossa malha de ofertas. Entendemos que a Plataforma Luna nos possibilitou despertar, nesse agente terceirizado, uma nova oportunidade de vendas, porque eu passo agora toda uma teia de operação, que até então não tinha. Isso me fez ganhar em todos os sentidos.

Um exemplo:  imagine que um passageiro do norte do Brasil esteja em viagem para o sul. Muitas vezes seria necessário trazer o passageiro até Goiânia para tentar revender uma nova passagem para o sul. Hoje dentro do sistema isso tudo vem amarrado.

Em resumo, hoje eu tenho minha operação interestadual integrando com a intermunicipal e vice-versa. Era comum eu ter um passageiro regional que não sabia que também atendemos intermunicipal.

E, como o sistema já separa a venda por empresa, se for o caso de uma pessoa usar várias empresas nossas para chegar até o destino, internamente cada empresa recebe sua remuneração pela venda daquele bilhete. Não há uma mistura de acertos, como por exemplo em um fechamento de caixa. É ótima essa parte operacional, pois ficou dividida e, também, a parte de venda do agente, pois seu leque de passagens para venda aumentou drasticamente.

Nossos agentes são terceirizados e como a implantação do sistema é muito simples, qualquer pessoa pode ser nosso vendedor de passagens. Antigamente ficava amarrado em um terminal rodoviário, podendo abrir um POS em qualquer lugar. Como o sistema está na web, você faz a venda pelo link, sem precisar abrir uma máquina POS para um ponto que não tem rota. Pelo sistema já conseguimos fazer a reserva do assento.

Você citou os agentes, mas e as suas vendas pela internet?

Antes da pandemia, já notávamos um aumento das vendas pela Internet, então, optamos por investir em marketing das nossas marcas na Internet. As integrações nativas do sistema Luna com os grandes portais ampliaram essas possibilidades.

Você tem alguma experiência em vendas embarcadas no Luna para contar? E sobre o recurso do pricing?

Temos parceria com a PagSeguro, que hoje integra com o sistema Luna e que consegue perfeitamente fazer a venda embarcada deste bilhete de passagem.

Antes da implantação BP-e e da  Plataforma Luna, a emissão do bilhete de passagem era manual  e o próprio motorista fazia a emissão e prestava conta no momento da chegada, o que gerava grande atraso. Agora com a implantação do Luna, tenho a segurança da venda, ganho de tempo e melhoria dos processos.

Sobre o Pricing, como hoje as demandas dos passageiros oscilam bastante, essa possibilidade garante otimizar a ocupação do veículo. Porque você passa a entender a sua rotina de operação, feriado, férias. Como operamos em diferentes estados, onde cada um tem sua realidade, com o Pricing conseguimos analisar as realidades diferentes e parametrizar valores distintos das passagens para melhorar a ocupação e o meu retorno.

Percebo que as empresas rodoviárias estão começando a educar o passageiro igualmente ao setor aéreo, fazendo com que aumente a compra antecipada de passagens, beneficiando as empresas e os passageiros.

Porque indica a Praxio e a Plataforma Luna?

Os sistemas da Praxio me deram a condição de integrar as informações de venda das empresas do Grupo e isso ampliou as possibilidades de novas vendas e capacidade de gerenciamento das informações. Além disso, a forma que o sistema permite de gerenciar todo o processo na nuvem, possibilita maior agilidade e a segurança na informação

Como eu disse, mais do que a tecnologia que automatizou nossos processos, o suporte que tenho recebido nos mostra que fizemos a escolha certa. Essa foi uma realidade que ouvimos no mercado e que hoje atestamos.

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