Diário no Sul

Porto Alegre anuncia QR Code em paradas de ônibus

Prefeito mostrou funcionamento da ferramenta, que estará afixada em todas as paradas de ônibus. Foto: reprodução facebook

Ferramenta permitirá que usuário do transporte coletivo tenha acesso a informações sobre as linhas e horários de ônibus. Anúncio foi feito pelo prefeito em Live pelo Facebook

ALEXANDRE PELEGI

Nelson Marchezan, prefeito de Porto Alegre, anunciou em transmissão pelo Facebook no início da tarde desta segunda-feira, 19 de outubro de 2020, o início da instalação de códigos QR Code em todas as paradas de ônibus da capital.

O objetivo da medida, que passará por testes, é permitir ao usuário obter informações sobre quais linhas passam, e em quais horários, em cada local de parada.

Segundo o prefeito, a medida amplia o leque de informações do sistema, para quem não pode (ou não quer) instalar usar o aplicativo Cittamobi, que traz todas essas informações, além de outras como a localização exata de cada ônibus.

A tecnologia de código de barras bidimensional permite a leitura por smartphones ou tablets através da câmera do aparelho.

O prefeito chegou a exemplificar como funciona a ferramenta.

Usando o QR Code da parada Igreja São Jorge 1, ele mostrou que o usuário poderá saber os ônibus que passarão pelo local e em quanto tempo.

Os dados informam ainda se os veículos possuem acessibilidade e equipamento de ar-condicionado.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta