Veja como a Viação Cometa está se organizando para a retomada do setor

Publicado em: 8 de outubro de 2020

Agora mais do que nunca as empresas precisam se organizar para trabalhar com mais eficiência e com menor custo operacional possível. Essa é a principal tarefa de 100% dos gestores do setor de transporte de passageiros.

É um momento em que os custos das empresas devem ser bem direcionados para o que realmente é importante e vital. Uma das saídas encontradas por essas empresas que estão vivendo esse cenário atual delicado, mas querem sair na frente, é usar como aliada na gestão e operação, a tecnologia a seu favor, através de ferramentas que trazem economia, segurança, agilidade e assertividade no planejamento operacional e nas tomadas de decisões.

Vivendo esse cenário atual nada fácil, temos por exemplo o caso da empresa Viação Cometa que aposta na reestruturação com otimização, planejamento e gestão on-line dos seus recursos.

Uma das tecnologias que está sendo utilizada é a ferramenta OPT+Z da empresa OPTIMUZ. É um sistema de Otimização de Frota e Motorista, onde através dele é possível fazer a Grade dos carros e a Escala dos motoristas de forma rápida e on line, sendo apresentado o melhor cenário com o menor custo para a empresa operar.

Além do planejamento de frota e motorista, é necessário o acompanhamento da operação em tempo real. Nesse sentido a Viação Cometa está utilizando o sistema SING da empresa NEWSGPS para o monitoramento e telemetria. A Viação Cometa está fazendo a gestão dos recursos de forma on-line, monitorando os veículos através de um GPS junto a um sistema de telemetria que chamamos de Rotograma Falado, onde é possível orientar o motorista, dizendo a melhor forma de conduzir o veículo em tempo real. Orientações como: aceleração ou muito tempo com o veículo parado ligado, excesso de velocidade, aceleração, freada ou curva brusca, rotação fora da faixa ideal. Tais atitudes resultam em uma maior segurança e até redução de custos relacionado ao consumo de combustível.

Ambas as ferramentas, OPT+Z (otimização) e SING (telemetria), trabalham integradas, onde a empresa consegue fazer o acompanhamento do seu planejamento em tempo real, onde é possível ver qual cenário está sendo executado, aproximando cada vez mais a empresa dos resultados projetados.

As empresas de transporte estão vivendo um cenário em que não podem se permitir sair do seu planejamento orçamentário, elas têm que trabalhar com uma operação enxuta para se reerguer frente a esse período crítico da economia brasileira gerada pela pandemia. Para a Viação Cometa e várias outras empresas a tecnologia vem como uma grande aliada ajudando-as a atingir esses objetivos e atravessar esse momento e isso só será possível com as empresas OPTIMUZ e NEWSGPS e suas soluções.

Conheça agora essas soluções clicando aqui NEWSGPS e OPTIMUZ.

 


Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Maria Zenite Notário disse:

    Boa noite por favor como está o sistema xe passagem gratuita do idoso interestadual?

    1. Ari negreti disse:

      Nem o intermunicipal está sendo oferecido…imagine então o interestadual!!!!
      É só mais uma brincadeirinha com a população….

  2. DOUGLAS FREITAS MACHINI disse:

    Agora só falta aprender e cumprir as medidas de distânciamento dentro dos onibus, dia 26/9/20 fiz uma viagem de curitiba-pr a São Paulo, todos os 40 e tantos bancos lotados, sem contar 2 bancos que as mães estava com as crianças no colo.
    Para comprar passagem 1,5 m de distância, para embarcar mais um 1,5 m , mas depois colocam os passageiros lado a lado no banco .

  3. Ewerton disse:

    Por que não fazem uma reportagem com ex empregados da empresa rotas do triângulo, que fez uma baita covardia com os trabalhadores, agindo de má fé e demitindo seus funcionários na pandemia e parcelando seus direitos trabalhistas não cumprindo com salários e benefícios em atraso.
    Pais de família passando por dificuldade com suas famílias por não receber seus direitos, isso é uma absurdo trabalhar e receber parcelado em 30x ou até em 48x, quem garante que eles irão cumprir a relatos de que eles estão com ônibus novos e nós que estamos com tantas dificuldades de manter nossas famílias.
    Procurem fazer uma reportagem investigativa sobre essa situação e essa empresa.

  4. Elismar Almeida Garcia disse:

    Voltou e voltou com tudo, achei um absurdo a passagem pra ir pra minha cidade, antes Pandemia era 89,90, agora saindo a 159,00.Triste realidade pra quem dependo do transporte público, vou optar por ir de Uber que sairá maia em conta já que não irei sozinha.

  5. Eliane Maria da silva disse:

    Viagem na cometa e está tudo cm era antes um ônibus abarrotado de gente!não tomaram nenhuma providência a não as mesmas que te mundo ta fzdo maskara é álcool gel

  6. Joao disse:

    Tenho vontade e gostaria de fazer parte do quadro de motorista dessa grande e conceituada empresa.moro em São Bernardo do campo próximo da wolks

  7. João disse:

    Essa teoria da gestão Viação Cometa é muito boa, na prática eles estão todos perdidos sem saber o que fazer, completamente desnorteados. A gestão é péssima e não há controle algum, o CCO, que deveria ser o controle na verdade é mais uma piada, uma desordem total, nem mesmo quando não tinham as tecnologias que tem hoje era desorganizado assim. Esta na base da estrutura organizacional da empresa um valor que é “Movemos pessoas” mas na prática não move é ninguém. Hoje é uma empresa apenas com história pois o que era como uma grande organização e empresa de orgulho não é jamais infelizmente será, pois a visão deles hoje é sempre essas: medíocre!!!!

  8. Edgard disse:

    Tudo isso, todo esse “esforço” realizado pela Viação Cometa e acredito demais empresas do Grupo a que pertence – será em vão, se esta mesma empresa, bem como as demais do referido Grupo NÃO MELHORAREM DEFINITIVAMENTE A RELAÇÃO COM O PASSAGEIRO, EM ESPECIAL A RELAÇÃO DE RESPEITO, POIS O PASSAGEIRO É A REAL RAZÃO DA EMPRESA DE TRANSPORTE DE – PASSAGEIROS – EXISTIR.
    OUVI-LO ACIMA DE TUDO E EM TODOS OS ASPECTOS.
    PRECISAM MELHORAR E MUITO. E ISSO NÃO PASSA APENAS PELO VISTOSO ÔNIBUS DE DOIS ANDARES, DE QUATRO EIXOS, COM WI-FI, USB, ÁGUA E LANCHINHO, POLTRONA LEITO, PELA PASSAGEM COMPRADA POR INTERNET, PELO CHECK-IN, TELEMETRIA – NÃO.
    É MUITO MAIS QUE ISSO.

  9. Leonel Ribeiro disse:

    Acho muito importante a empresa investir sim nos seus carros ,instalando equipamentos modernos,pois já trabalho c sistema de telemetria, claro bem mais simples do q esse

Deixe uma resposta