Após promessa de pagamento, funcionários da Urbana e São Camilo decidem voltar ao trabalho no ABC

Ônibus da São Camilo em linha metropolitana

Trabalhadores recolheram a frota em protesto contra atrasos nos pagamentos. Se não houver pagamento, os trabalhadores vão cruzar os braços novamente.

ADAMO BAZANI

Os ônibus das empresas Urbana Santo André e Viação São Camilo devem deixar aos poucos a garagem na Vila Assunção em instantes.

Os trabalhadores destas companhias, que integram o Grupo BJS – Baltazar Jose de Sousa, recolheram a frota na tarde desta quinta-feira, 08 de outubro de 2020, em protesto contra atrasos nos pagamentos de salários e benefícios.

Além disso, havia atrasos na PLR – Participação nos Lucros e Resultados, que foi parcelada em seis vezes.

O Grupo Baltazar prometeu pagar os atrasados até o esta sexta-feira, às 17h. Se não houver pagamento, os trabalhadores vão cruzar os braços novamente.

No início da noite, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, determinou que a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos acompanhe as negociações entre trabalhadores e a Viação São Camilo e EUSA – Empresa Urbana Santo André, companhias do Grupo BJS – Baltazar José de Sousam, que atuam no ABC.

Por meio de rede social, Baldy lamentou o fato de os passageiros serem afetados pela recolha dos ônibus.

“Os cidadãos, trabalhadores que estão voltando para suas casas do dia de trabalho, não podem ser penalizados por problemas da empresa ou pela falta de acordo entre empregador e empregado.” – escreveu.

As companhias operam linhas metropolitanas da EMTU em Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo.

A Urbana também opera linhas municipais em Santo André.

Em nota, a prefeitura de Santo André, informou que a empresa garantiu que nesta sexta-feira pela manhã, os serviços das duas companhias serão normais.

“A Prefeitura de Santo André, por meio da SATrans, esclarece que acompanha de perto a resolução desta questão com a empresa e o sindicato da categoria. A operação das linhas está em processo de normalização [noite de quinta-feira] e a empresa garantiu frota integral para atendimento na manhã desta sexta-feira (9).”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Na garagem de vila assunção, mensalmente desce um reluzente helicóptero, para pegar o grosso…vejo daqui de casa…um dia casa cai pro Baltazar…..

  2. A EMTU tem rabo preso com esse empresário para manter essas geringonças nas ruas do ABC. Nos envergonha e muito, enfeia a cidade, solta fumaça preta,,,os bancos são dos anos 80 ainda (Mauá-Zaira),,certos motoristas nem uniformes usam,,,é de boné S.Camilo- linha 173-Jd do Estadio-Aclimação

Deixe uma resposta