Diário no Sul

Porto Alegre altera limite de lotação dos ônibus a partir desta segunda (5)

Foto: prefeitura de Porto Alegre

Medida determina 20 pessoas em pé no veículo comum e 30 nos articulados

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Porto Alegre ampliou o limite de passageiros no transporte coletivo a partir desta segunda-feira, 05 de outubro de 2020.

Publicada em edição extra desse sábado, 3, o limite de passageiros nos ônibus ficou definido desta forma:

Ônibus comum: número de assentos mais 20 pessoas em pé;

Ônibus Articulado: número de assentos mais 30 pessoas em pé.

Essa ampliação de lugares representa cerca de 70% da capacidade total.

Segundo comunicado da prefeitura da capital gaúcha, na última semana o número de passageiros apresentou redução de 60% em relação ao que era transportado em um dia útil típico, mesmo com a volta de algumas atividades e a normalização do fluxo de veículos (mais de 90% de um dia típico).

Projeção feita pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) aponta que a ampliação já é suficiente para suprir a expectativa de aumento da demanda de passageiros.

Como mostrou o Diário do Transporte, após a confirmação da volta às aulas na próxima semana, a prefeitura informou mais uma ampliação da oferta de transporte público para se adequar à projeção de aumento de passageiros.

A partir de sábado, 3:

Linha C2 – Passa a circular com ajuste na tabela horária e intervalo médio de 40 minutos entre viagens. A primeira viagem será às 7h e a última, às 20h07.

A partir de domingo, 4:

Linha C2 Circular Praça XV – Terá intervalo médio entre viagens de 40 minutos. A primeira viagem será às 7h e última, às 20h07.

Lotação 10.6 Restinga/10.61 – Restinga Nova/10.62  – Restinga Velha – As linhas 10.61 e 10.62 passam a circular domingo e a 10.6 terá adequações na tabela horária. Restinga Nova terá 32 viagens: 14 bairro ao Centro e 18 Centro ao bairro. Restinga Velha terá 22 viagens: 10 bairro ao Centro e 12 Centro ao bairro.

A partir de segunda-feira, 5:

4951 Manoel Elias/Morro Santana – Terá ampliação de uma viagem na faixa das 7h, o que resultará em redução do intervalo médio entre viagens de 12 para 10 minutos (16%) nessa faixa horária.

433 Vila Jardim – Intervalos de viagem no pico da manhã, entre 6h e 8h,  passam a ser em média a cada 23 minutos.

T4 – Ampliação de uma viagem no sentido Sul-Norte na faixa das 6h, o que reduzirá o intervalo médio entre viagens de 14 para 11 minutos (21%) nesse horário.

T6 – Ampliação de uma viagem no sentido Norte-Sul na faixa das 7h, o que reduzirá o intervalo médio entre viagens de 8 para 7 minutos (12%).

T11 – Ampliação de quatro viagens, duas por sentido, no pico da manhã (das 6h às 8h), o que diminuirá o intervalo médio entre viagens de 13 para 10 minutos (23%).

VM10 – Restinga Nova Via Velha/5 UNID/Noturna – Duas novas viagens ao dia, às 18h40 no sentido bairro ao Centro, e 19h55 no sentido Centro ao bairro.

186 Liberal – Altera a viagem das 6h33 no sentido Centro ao bairro para 6h40.

267.5 Lami até Cavalhada – A viagem das 11h40, no sentido bairro-terminal passa para 11h10.

Lotação 40.42 Petrópolis Irmãos Maristas – Muda o itinerário na região central. A linha passará a acessar a Praça XV de Novembro, rua Marechal Floriano Peixoto, Rua dos Andradas e avenida Independência, retomando o itinerário atual a partir da rua Sarmento Leite. Será mais uma opção a quem quiser se deslocar do Centro até a Santa Casa – trecho da praça Dom Feliciano até a rua Sarmento Leite, com destino ao eixo da avenida Protásio Alves e bairros Alto Petrópolis e Jardim Leopoldina. Os passageiros com embarque na avenida Júlio de Castilhos e na rodoviária seguirão sendo atendidos pelas linhas 40.4 Petrópolis Sesc e 40.41 Petrópolis Fapa.

Lotação 30.23 – Partenon/Bonsucesso – Linha criada para ser mais uma opção de deslocamento até a Lomba do Pinheiro, com atendimento à comunidade de Bonsucesso pelo sistema de lotação.

FISCALIZAÇÃO

A prefeitura afirma que todos os dias são realizadas blitze para verificar o cumprimento das medidas para conter a contaminação por conoravírus.

Do dia 16 de março até 2 de outubro, foram realizadas mais de 37 mil ações de fiscalização, 27.376 delas no transporte coletivo.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading