Scania faz documentário com experiências de transporte eficiente e sustentável de cidades colombianas

Publicado em: 3 de outubro de 2020

Scania Bus Rapid Transport (BRT). Bogota, Colombia Photo: Silvio Serber 2012

Série “Transportando pessoas, Mudando vidas” foi filmado nas cidades colombianas de Bogotá e Cartagena, e primeiro capítulo será exibido a partir desta segunda, 05

ALEXANDRE PELEGI

Qual o impacto que um sistema de transporte mais eficiente e sustentável propicia na vida das pessoas e no desenvolvimento das grandes cidades?

A Scania, um dos principais fabricantes de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos, decidiu responder a essa questão por meio de um documentário, chamado “Transportando pessoas, Mudando vidas”.

Feito em formato de série, com cinco episódios, a fabricante vai divulgar em suas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) o primeiro capítulo já nesta segunda-feira, 05 de outubro de 2020. Os outros quatro episódios seguirão na sequência, sempre às segundas-feiras.

Os cenários de todos os episódios estão focados no TransMilenio e no Transcaribe, corredores exclusivos de ônibus BRT do transporte público de Bogotá e Cartagena respectivamente. Segundo a fabricante, são sistemas que operam com sucesso há vários anos.

Para garantir o desenvolvimento de um transporte eficiente, a Scania relata que conseguiu introduzir mais de 1.000 ônibus articulados e biarticulados movidos a gás natural comprimido (GNC), reduzindo as emissões de CO2 e de material particulado lançados na atmosfera.

Em uma segunda etapa, mais 1.000 ônibus da marca, também movidos a gás, serão adquiridos e usados no TransMilenio.

A Scania é a empresa líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável. Como atores-chave no ecossistema de transporte, sabemos que somos parte do problema das emissões de poluentes. Mas, também queremos ser parte da solução. Temos a responsabilidade de oferecer produtos e serviços rentáveis ​​e eficientes, mas acima de tudo com o mínimo de impacto ambiental”, afirma Márcio Furlan, diretor de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.

Para Furlan, “os ônibus a gás são uma solução de mobilidade excepcional, e a websérie contará como foi construída esta história de sucesso na Colômbia e seus resultados”.

São perto de 3 milhões de pessoas usando os dois sistemas de transporte diariamente em Bogotá e Cartagena, o que torna as operações desafiadoras em termos de transporte público de passageiros.

Estamos orgulhosos do trabalho realizado na Colômbia e dos excelentes dados obtidos. Saber que estamos contribuindo para a melhoria de vida nas grandes cidades e das gerações futuras nos motiva a continuar neste caminho de liderar a mudança para um sistema de transporte mais sustentável”, conclui Furlan.


Gas bus, BRT, transcaribe

Scania Bus Rapid Transport (BRT).
Bogota, Colombia
Photo: Silvio Serber 2012


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Hugo Zleste disse:

    Por falar em Scania , chegaram os articulados K310 da Express na Zona leste , até que em fim a SPTrans liberando outros chassis , e esse é top , Scania e caio induscar combinação perfeita , força Tork e carroceria de qualidade , Mercedes esquenta demais na subida , mais o custo benefício muito bom , fora isso Scania é top , pena que a marca investe pouco no urbanos priorizando muito o motor dianteiro . Assim é a Volvo que investe muito no chassis rodoviario ..
    Quando entra em SP só no padrão 13mt.

Deixe uma resposta