Araçoiaba da Serra (SP) contrata empresa que vai elaborar projeto de implantação de novo sistema de transportes

Ônibus da empresa Santa Fé, que sofreu intervenção da prefeitura em fevereiro de 2020. Foto: Vinicius Oliveira / Onibus Brasil

Operação dos serviços teve trocas consecutivas de empresas de ônibus nos últimos anos

ALEXANDRE PELEGI  

A prefeitura de Araçoiaba da Serra, município de 34 mil habitantes pertencente à Região Metropolitana de Sorocaba, em São Paulo, anunciou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 30 de setembro de 2020, a homologação do resultado da Tomada de Preços voltada à contratação de empresa especializada para estudo, elaboração e assessoria, do plano e projeto para implantação do sistema de transporte público coletivo.

A publicação informa que a empresa Polo Planejamento Ltda foi homologada como a vencedora do certame, com a proposta no valor de R$ 60 mil.



Como noticiou o Diário do Transporte, a prefeitura realizou a segunda fase da Tomada de Preços, com a abertura dos envelopes com as propostas das empresas participantes e já habitadas, no dia 16 de setembro. Relembre: Araçoiaba da Serra prossegue certame para contratação de empresa que fará plano e projeto de implantação do sistema de transporte

O desenho atual do sistema é de 20 anos atrás, e sofre com o forte desequilíbrio econômico-financeiro. Nesse período, a prefeitura firmou contrato de concessão com a Viação Piracema de Transportes Ltda, com as subconcessões posteriores transferindo a prestação dos serviços para a empresa Auto Viação Marchiori Ltda., e depois para a empresa Santa Fé.

Com o objetivo de dar maios sustentabilidade ao serviço de transporte, a prefeitura apresentou proposta de novo modelo em audiência pública no dia 13 de agosto de 2020. O novo modelo foi denominado TransPUR-AS.

A cidade possui Plano de Mobilidade Urbana, elaborado em 2015, com destaque para a importância do transporte coletivo e dos modais ativos.

No cenário atual, com dados de 2019, o transporte da cidade realiza 40 mil viagens por mês, com um alto índice de gratuidade,

A média de pagantes foi de 26,5 mil usuários ao mês, o que representa 72%, contra 28% de usuários beneficiados por gratuidades.

No cenário atual, com a tarifa a R$ 4,20 (reajustada em julho de 2019), o sistema não se sustenta.

Em fevereiro deste ano, a prefeitura precisou intervir no sistema de transporte, após a empresa Santa Fé Viagens e Turismo Eireli – EPP notificar formalmente a Prefeitura que iria paralisar a prestação dos serviços de transporte urbano e rural no Município.

Na nova proposta apresentada em audiência pública, a prefeitura propõe subsidiar o sistema de transporte municipal, e com isso reduzir o valor da tarifa e incentivar o uso do transporte por ônibus.

A proposta do novo desenho é dividir o município em setores, em função de suas características habitacionais.

A demanda maior está localizada nos setores nordeste e sudeste, mais urbanizados.

A modificação das linhas, divididas em quatro setores, diminuirá a frota necessária de ônibus, passando dos atuais 6 veículos para 4.

A proposta ainda é criar uma rota chamada de Integração, que visa integrar os vários setores do município.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading