Aplicativo permite pagamento de multas com 40% de desconto

Publicado em: 23 de setembro de 2020

Carteira Digital de Trânsito, desenvolvida pelo Serpro, foi anunciada durante Semana Nacional de Trânsito. Foto: Divulgação / Serpro.

Benefício deve ser oferecido pelo Detran de cada estado para ser aplicado

JESSICA MARQUES

A Carteira Digital de Trânsito está com uma nova função que permite o pagamento de multas com 40% de desconto. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira, 21 de setembro de 2020, durante a Semana Nacional de Trânsito.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia para o setor público, para o Denatran. Assim, motoristas podem receber infrações de trânsito e emitir boleto para pagamento de multas na mesma plataforma digital que armazena os documentos de habilitação e do veículo. A Carteira Digital de Trânsito reúne as versões eletrônicas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O desconto, porém, deve ser oferecido pelo Detran de cada estado para ser aplicado. Confira aqui se o Detran do seu estado já oferece o benefício do desconto de 40% para o pagamento de multas de trânsito.

Em nota, o Serpro afirmou que a iniciativa faz parte da estratégia do Denatran de unificar os canais de atendimento ao cidadão. “Já temos vários serviços para incorporar. Assim, o cidadão poderá ter, cada vez mais o benefício de resolver todos as suas questões burocráticas dentro de um único aplicativo”, explicou o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro.

UNIFICAÇÃO

Na prática, segundo o Serpro, o aplicativo vai disponibilizar as mesmas funcionalidades do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Confira como obter o desconto:

Para quem já usava o SNE, não muda nada, basta instalar e acessar a CDT com o mesmo login único do GOV.BR para continuar usufruindo dos benefícios. Para quem ainda não aderiu, poderá fazê-lo na própria CDT, e, a partir daí, passa a receber as notificações de autuação e penalidade pelo celular. E, para obter o desconto de 40% nessas novas infrações, também é necessário reconhecer a infração e desistir de interpor recurso administrativo.

Por enquanto, pessoas jurídicas continuam tendo que usar o site do SNE Web para gerenciar as infrações dos veículos de suas frotas. Mas as pessoas físicas já podem cuidar se suas multas pessoais utilizando somente a CDT ou o Portal de Serviços do Denatran, caso queiram acessar pelo computador.

DESCONTO PELO SNE

Disponível desde 2016, o SNE já gerou mais de R$ 100 milhões de desconto em multas de trânsito para motoristas de todo o país, conforme informado em nota.

“No momento, as notificações eletrônicas abrangem as autuações de todos os órgãos de fiscalização nacionais, além das emitidas por 15 Detrans e mais de 80 órgãos municipais. Se o motorista cometer uma infração e o órgão responsável ainda não fizer parte do SNE, ele recebe a notificação e a multa pelo meio tradicional, ou seja, por carta, e não tem direito ao desconto.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta